Desigualdades nos resultados de qualidade e segurança para crianças com deficiência intelectual hospitalizadas

Laurel Mimmo ; Reema Harrison ; Joanne Travaglia ; Nan Hu ; Susan Woolfenden
Título original:
Inequities in quality and safety outcomes for hospitalized children with intellectual disability
Resumo:

OBJETIVO: Investigar se há desigualdades nos resultados de qualidade e segurança para crianças com deficiência intelectual internadas em dois hospitais pediátricos terciários. MÉTODO: Um estudo transversal de 1.367 internações para 1.018 pacientes selecionados aleatoriamente e internados por mais de 23 horas em um dos dois hospitais pediátricos terciários em Sydney, Austrália (1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017). Os prontuários eletrônicos foram analisados manualmente para identificar crianças com deficiência intelectual (incluindo atraso no desenvolvimento). Os dados extraídos incluíram dados demográficos dos pacientes, tempo de permanência, número de internações e incidentes clínicos relatados. RESULTADOS: No total, 12,3% (n=125) das crianças internadas no período do estudo apresentaram deficiência intelectual, o que representou 13,9% (n=190) das internações. Sexo e idade no momento da admissão em crianças com e sem deficiência intelectual foram semelhantes: 83 (43,7%) vs 507 (43,1%) mulheres e 107 (56,3%) vs 670 (56,9%) homens, p=0,875; idade mediana 3 anos (0-18 anos) vs 4 anos (0-18 anos), p=0,122. As crianças com deficiência intelectual apresentaram mediana de tempo de internação (100,5h vs 79h, p<0,001) e custo de internação (A$ 11.596,38 vs A$ 8497,96) significativamente maiores do que seus pares (p=0,001). As crianças com deficiência intelectual tiveram mais internações com pelo menos um incidente em comparação com crianças sem deficiência intelectual (14,7% vs 9,7%), mas isso não foi estatisticamente significativo (p=0,06). INTERPRETAÇÃO: Crianças com deficiência intelectual apresentaram resultados de qualidade e segurança desiguais no hospital. Envolver crianças e famílias na comunicação de incidentes clínicos pode melhorar a compreensão dos riscos de segurança para crianças com deficiência intelectual no hospital.

Resumo Original:

AIM: To investigate if there are inequities in quality and safety outcomes for children with intellectual disability admitted to two tertiary paediatric hospitals. METHOD: A cross-sectional study of 1367 admissions for 1018 randomly selected patients admitted for more than 23 hours to one of two tertiary children's hospitals in Sydney, Australia (1st January-31st December 2017). Electronic medical records were manually interrogated to identify children with intellectual disability (including developmental delay). Data extracted included patient demographics, length of stay, number of admissions, and reported clinical incidents. RESULTS: In total, 12.3% (n=125) of children admitted during the study period had intellectual disability, which represented 13.9% (n=190) of admissions. Sex and age at admission in children with and without intellectual disability were similar: 83 (43.7%) vs 507 (43.1%) females and 107 (56.3%) vs 670 (56.9%) males, p=0.875; median age 3 years (0-18y) vs 4 years (0-18y), p=0.122. Children with intellectual disability had significantly greater median length of stay (100.5h vs 79h, p<0.001) and cost of admission (A$11 596.38 vs A$8497.96) than their peers (p=0.001). Children with intellectual disability had more admissions with at least one incident compared to children without intellectual disability (14.7% vs 9.7%); this was not statistically significant (p=0.06). INTERPRETATION: Children with intellectual disability experience inequitable quality and safety outcomes in hospital. Engaging children and families in clinical incident reporting may enhance understanding of safety risks for children with intellectual disability in hospital.
 

Fonte:
Dev Med Child Neurol . ; 64(3): 314-322; 2023. DOI: 10.1111/dmcn.15066.