Efeito de um programa interprofissional baseado em simulações nas competências de segurança do paciente de profissionais da saúde na Suíça: um estudo do tipo pré/pós-intervenção

Sylvain Boloré ; Thomas Fassier ; Nicolas Guirimand
Título original:
Effect of an interprofessional simulation program on patient safety competencies of healthcare professionals in Switzerland: a before and after study
Resumo:

OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo identificar os efeitos de um programa interprofissional baseado em simulações com duração de 12 semanas, realizado entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, nas competências de segurança do paciente de profissionais da saúde na Suíça. MÉTODOS: O treinamento se baseou em 2 cenários sobre pacientes hospitalizados com choque séptico e insuficiência respiratória, e esperava-se que os participantes demonstrassem competências de segurança do paciente. Realizamos um estudo do tipo pré/pós-intervenção com um único grupo, utilizando uma ferramenta de medição (o Health Professional Education in Patient Safety Survey) para medir as percepções sobre as competências dos médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Dos 57 participantes, 37 responderam aos questionários 4 vezes: 48 horas antes do treinamento, e então 24 horas, 6 semanas e 12 semanas depois da intervenção. Aplicamos um modelo linear de efeitos mistos para a análise. RESULTADOS: Ao todo, 4 componentes de 6 competências de segurança do paciente melhoraram em 6 semanas, mas depois de 12 semanas já haviam retornado ao nível em que se encontravam antes do treinamento. As competências de "comunicação eficaz", "gestão dos riscos de segurança", "compreensão dos fatores humanos e ambientais que influenciam a segurança do paciente" e "reconhecimento e resposta para eliminar riscos imediatos" foram estatisticamente significativas tanto em geral quanto na comparação entre a pontuação antes do treinamento e 6 semanas depois. CONCLUSÃO: Um programa interprofissional baseado em simulações contribuiu para o desenvolvimento de algumas áreas das competências de segurança do paciente de profissionais da saúde, mas somente por um tempo limitado. Os programas de simulação interprofissional devem ser repetidos e combinados com outras formas de apoio, incluindo a discussão de casos e debriefings, para provocar efeitos duradouros.
 

Resumo Original:

PURPOSE: This study aimed to identify the effects of a 12-week interprofessional simulation program, operated between February 2020 and January 2021, on the patient safety competencies of healthcare professionals in Switzerland. METHODS: The simulation training was based on 2 scenarios of hospitalized patients with septic shock and respiratory failure, and trainees were expected to demonstrate patient safety competencies. A single-group before and after study was conducted after the intervention-simulation program, using a measurement tool (the Health Professional Education in Patient Safety Survey) to measure the perceived competencies of physicians, nurses, and nursing assistants. Out of 57 participants, 37 answered the questionnaire surveys 4 times: 48 hours before the training, followed by post-surveys at 24 hours, 6 weeks, and 12 weeks after the training. The linear mixed effect model was applied for the analysis. RESULTS: Four components out of 6 perceived patient safety competencies improved at 6 weeks but returned to a similar level before training at 12 weeks. Competencies of "communicating effectively," "managing safety risks," "understanding human and environmental factors that influence patient safety," and "recognize and respond to remove immediate risks of harm" are statistically significant both overall and in the comparison between before the training and 6 weeks after the training. CONCLUSION: Interprofessional simulation programs contributed to developing some areas of patient safety competencies of healthcare professionals, but only for a limited time. Interprofessional simulation programs should be repeated and combined with other forms of support, including case discussions and debriefings, to ensure lasting effects.
 

Fonte:
Journal of Educational Evaluation for Health Professions ; 20: 2024. DOI: 10.3352/jeehp.2023.20.25.