Eficácia de intervenções para melhorar a comunicação em obstetrícia — uma revisão sistemática

Sonia Lippke ; Christina Derksen ; Franziska Maria Keller ; Lukas Kötting ; Martina Schmiedhofer ; Annalena Welp
Título original:
Effectiveness of Communication Interventions in Obstetrics-A Systematic Review
Resumo:

Contexto: O trabalho obstétrico requer boa comunicação, que pode ser treinada por meio de intervenções direcionadas a profissionais da saúde e gestantes/pacientes. Esta revisão sistemática procurou agregar o estado atual da pesquisa sobre intervenções de comunicação em obstetrícia. Métodos: Usando o sistema PICOS, pesquisamos estudos publicados em periódicos submetidos à revisão por pares, em inglês ou alemão, entre 2000 e 2020. Dos 7.018 resultados, 71 estudos foram incluídos e avaliados nesta síntese usando a Escala de Níveis de Evidência de Oxford. Resultados: Os 63 estudos que incluíram um componente de comunicação revelaram um efeito positivo em diferentes resultados imediatos (isto é, habilidades de comunicação). Três estudos revelaram um efeito benéfico do treinamento sobre indicadores de desempenho ulteriores (segurança do paciente), mas apenas de forma limitada. A maioria dos estudos examinou diferentes grupos simultaneamente; entretanto, os estudos voltados a profissionais da saúde foram mais comuns do que aqueles voltados a estudantes (61 vs. 12). Só 9 estudos foram voltados às mulheres grávidas. De modo geral, o nível de evidências dos estudos foi baixo (apenas 11 ECRs): 24 estudos tiveram evidências de nível I ou II, 35 de nível III e 10 de nível IV. Conclusões: Os treinamentos de comunicação devem ser aplicados com mais frequência para facilitar a comunicação entre profissionais, estudantes, mulheres grávidas e seus parceiros, melhorando assim a segurança do paciente.
 

Resumo Original:

 Background: Obstetric work requires good communication, which can be trained through interventions targeting healthcare providers and pregnant women/patients. This systematic review aims to aggregate the current state of research on communication interventions in obstetrics. (2) Methods: Using the PICOS scheme, we searched for studies published in peer-reviewed journals in English or German between 2000 and 2020. Out of 7018 results, 71 studies were included and evaluated in this synthesis using the Oxford Level of Evidence Scale. (3) Results: The 63 studies that included a communication component revealed a positive effect on different proximal outcomes (i.e., communication skills). Three studies revealed a beneficial effect of communication trainings on distal performance indicators (i.e., patient safety), but only to a limited extent. Most studies simultaneously examined different groups, however, those addressing healthcare providers were more common than those with students (61 vs. 12). Only nine studies targeted expectant mothers. Overall, the evidence level of studies was low (only 11 RCTs), with 24 studies with an evidence level I-II, 35 with level III, and 10 with level IV. (4) Conclusions: Communication trainings should be more frequently applied to improve communication of staff, students, and pregnant women and their partners, thereby improving patient safety.
 

Fonte:
Int J Environ Res Public Health ; 18(5): 2616; 2021. DOI: doi.org/10.3390/ijerph18052616.