Ensino da passagem de casos clínicos com a estrutura ISBAR

Annette Burgess ; Christie van Diggele ; Chris Roberts ; Craig Mellis
Título original:
Teaching clinical handover with ISBAR
Resumo:

A transferência clínica de pacientes é uma das etapas mais importantes na jornada de um paciente e é uma habilidade essencial que precisa ser ensinada a estudantes de profissões da saúde e profissionais clínicos iniciantes. Quando bem realizada, a passagem de casos clínicos deve procurar reduzir a ocorrência de erros, danos e lapsos na continuidade do cuidado no ambiente hospitalar ou comunitário. No entanto, a passagem de casos é frequentemente mal executada, sendo omitidos detalhes fundamentais e incluídos detalhes irrelevantes. Há evidências de que o uso de uma estrutura padronizada para a passagem de casos, tais como a ISBAR, melhora os resultados do cuidado. A estrutura ISBAR (Introdução, Situação, Contexto [Background], Avaliação, Recomendação), endossada pela Organização Mundial da Saúde, serve como uma abordagem padronizada para a comunicação, podendo ser usada em qualquer situação. No complexo ambiente clínico do cuidado de saúde atual, a estrutura ISBAR é adequada para uma grande variedade de contextos clínicos e funciona melhor quando todos os participantes recebem treinamento para utilizar a mesma estrutura. É essencial que os líderes e profissionais da saúde de todas as disciplinas trabalhem juntos para assegurar o desenvolvimento e manutenção de boas práticas clínicas para a transferência de pacientes. As organizações, incluindo universidades e hospitais, devem investir na educação e treinamento de estudantes de profissões da saúde para promover práticas de passagem de casos de boa qualidade. Usando a estrutura ISBAR, o objetivo deste artigo é destacar elementos-chave para uma transferência clínica eficaz e explorar técnicas de ensino que visem garantir a incorporação eficaz desta estrutura na prática clínica.
 

Resumo Original:

Clinical handover is one of the most critical steps in a patient's journey and is a core skill that needs to be taught to health professional students and junior clinicians. Performed well, clinical handover should ensure that lapses in continuity of patient care, errors and harm are reduced in the hospital or community setting. Handover, however, is often poorly performed, with critical detail being omitted and irrelevant detail included. Evidence suggests that the use of a structured, standardised framework for handover, such as ISBAR, improves patient outcomes. The ISBAR (Introduction, Situation, Background, Assessment, Recommendation) framework, endorsed by the World Health Organisation, provides a standardised approach to communication which can be used in any situation. In the complex clinical environment of healthcare today, ISBAR is suited to a wide range of clinical contexts, and works best when all parties are trained in using the same framework. It is essential that healthcare leaders and professionals from across the health disciplines work together to ensure good clinical handover practices are developed and maintained. Organisations, including universities and hospitals, need to invest in the education and training of health professional students and health professionals to ensure good quality handover practice. Using ISBAR as a framework, the purpose of this paper is to highlight key elements of effective clinical handover, and to explore teaching techniques that aim to ensure the framework is embedded in practice effectively.
 

Fonte:
BMC medical education ; 20: 459; 2021. DOI: doi.org/10.1186/s12909-020-02285-0.