Entrevistas diárias nas enfermarias melhoram a medição de indicadores de qualidade e segurança no hospital? Um estudo observacional prospectivo

SARKIES, M. N. ; BOWLES, K. A. ; SKINNER, E. H. ; HAAS, R. ; MITCHELL, D. ; O'BRIEN, L. ; MAY, K.
Título original:
Do daily ward interviews improve measurement of hospital quality and safety indicators? A prospective observational study
Resumo:

Justificativa e objetivos: O objetivo deste estudo foi determinar se o uso de dados obtidos a partir de entrevistas diárias nas enfermarias melhora a identificação de indicadores da qualidade e da segurança hospitalar em comparação com os sistemas de notificação de incidentes usados isoladamente. Um objetivo adicional foi determinar as características que potencialmente influenciam a subnotificação de indicadores da qualidade e da segurança hospitalar em sistemas de notificação de incidentes.

Métodos: Realizamos um estudo observacional prospectivo em dois hospitais públicos terciários de zonas metropolitanas. Assistentes de pesquisa da área da saúde se encontraram diariamente com os enfermeiros responsáveis pelas enfermarias e discutiram a ocorrência de eventuais quedas, úlceras por pressão e chamadas a equipes de resposta rápida. Os dados foram coletados em quatro enfermarias clínicas gerais, quatro enfermarias cirúrgicas e unidades de ortopedia, neurociências, cirurgia plástica, pneumologia, nefrologia e avaliação clínica subaguda e aguda.

Resultados: Estimamos a ocorrência de 303 quedas, 221 úlceras por pressão e 884 chamadas a equipes de resposta rápida nas 15 enfermarias dos dois hospitais ao longo de um período de seis meses. Os sistemas hospitalares de notificação de incidentes subestimaram as quedas em 30,0%, as úlceras por pressão em 59,3%, e as chamadas a equipes de resposta rápida em 17,0%. A coleta de dados a partir de entrevistas nas enfermarias, somada aos sistemas hospitalares de notificação de incidentes, melhorou a identificação de dados sobre quedas em 23,8% (n = 72), úlceras por pressão em 21,7% (n = 48) e chamadas a equipes de resposta rápida em 12,7% (n = 112). A propensão a notificar quedas foi significativamente menor quando elas ocorreram na segunda-feira (p = 0,04), e para as úlceras por pressão, quando ocorreram na quarta-feira (p = 0,01).

Conclusão: Os indicadores de qualidade e segurança hospitalar (quedas, úlceras por pressão e chamadas a equipes de resposta rápida) foram subnotificados em sistemas de notificação de incidentes, com variabilidade no nível de subnotificação segundo a enfermaria e o dia de ocorrência do evento. A coleta de dados a partir de entrevistas nas enfermarias, somada aos sistemas hospitalares de notificação de incidentes, melhorou a notificação de indicadores de qualidade e segurança hospitalar.

Resumo Original:

Rationale, aims and objectives: The aim of this study was to determine if the addition of daily ward interview data improves the capture of hospital quality and safety indicators compared with incident reporting systems alone. An additional aim was to determine the potential characteristics influencing under-reporting of hospital quality and safety indicators in incident reporting systems.

Methods: A prospective, observational study was performed at two tertiary metropolitan public hospitals. Research assistants from allied health backgrounds met daily with the nurse in charge of the ward and discussed the occurrence of any falls, pressure injuries and rapid response medical team calls. Data were collected from four general medical wards, four surgical wards, an orthopaedic, neurosciences, plastics, respiratory, renal, sub-acute and acute medical assessment unit.

Results: An estimated total of 303 falls, 221 pressure injuries and 884 rapid response medical team calls occurred between 15 wards across two hospitals, over a period of 6 months. Hospital incident reporting systems underestimated falls by 30.0%, pressure injuries by 59.3% and rapid response medical team calls by 17.0%. The use of ward interview data collection in addition to hospital incident reporting systems improved data capture of falls by 23.8% (n = 72), pressure injuries by 21.7% (n = 48) and rapid response medical team calls by 12.7% (n = 112). Falls events were significantly less likely to be reported if they occurred on a Monday (P = 0.04) and pressure injuries significantly more likely to be reported if they occurred on a Wednesday (P = 0.01).

Conclusions: Hospital quality and safety indicators (falls, pressure injuries and rapid response medical team calls) were under-reported in incident reporting systems, with variability in under-reporting between wards and the day of event occurrence. The use of ward interview data collection in addition to hospital incident reporting systems improved reporting of hospital quality and safety indicators.

Keywords: clinical safety; health services research; medical informatics.

Fonte:
Journal of Evaluation in Clinical Practice ; 2016. DOI: 10.1111/jep.12543.
Nota Geral:

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