A "Equipe 3R" em ação! Implementação de um programa de aprendizagem com a excelência em uma unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica na França

S Breinig ; um pinot ; J Pujol ; H Ikhlef ; C Blasy ; MO Marcoux
Título original:
The "3R Team" in action! Implementation of a program of learning from excellence in a neonatal and pediatric intensive care unit in France
Resumo:

CONTEXTO: A busca pela melhoria da qualidade do cuidado e da segurança do paciente é um objetivo crucial nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Classicamente, a segurança é caracterizada pela análise de eventos adversos. As UTI neonatais e pediátricas (UTIN/UTIP) são unidades altamente tecnológicas, com evidências de risco para níveis elevados de exaustão emocional e, portanto, um nível significativo de rotatividade de pessoal. Levantamos a hipótese de que a investigação apreciativa (IA), atualmente usada em muitas organizações, poderia ser introduzida em nossa UTI. Na UTIP e na UTIN, este novo conceito é denominado "aprender com a excelência" (ACE). OBJETIVO: Avaliar o impacto da implantação de um programa de ACE sobre o bem-estar e sobre um programa educativo na UTIN/UTIP de um centro de cuidado terciário na França. MÉTODOS: Criamos um grupo de trabalho composto por cuidadores denominado "equipe 3R" para "revisões de reanimações corretas", com base no conceito de IA. Antes e um ano depois da implementação, aplicamos duas pesquisas validadas - o Inventário de Burnout de Maslach e a pesquisa Siegrist - para toda a equipe da unidade de 22 leitos. RESULTADOS: O questionário de satisfação revelou alto percentual (93%) de satisfação com o trabalho da equipe 3R e que os escores de bem-estar e burnout melhoraram. O programa educacional foi muito aprimorado, especialmente a simulação. A benevolência e a felicidade aumentaram. CONCLUSÃO: A implementação de um programa de ACE em uma UTIN e UTIP é viável e tende a aumentar o bem-estar e a autoconfiança de todas as categorias de cuidadores, além de promover programas educacionais de aprendizagem dinâmica, incluindo simulação. A próxima etapa importante será estudar o impacto na rotatividade de pessoal e na qualidade dos cuidados.

Resumo Original:

BACKGROUND: The pursuit of improving quality of care and of patient safety is a crucial objective in intensive care units (ICUs). Classically, safety is characterized by analyzing adverse events. Neonatal and pediatric ICUs (NICUs/PICU) are highly technological units, with evidence of risk for elevated levels of emotional exhaustion and thus a significant level of staff turnover. We hypothesized that appreciative inquiry (AI), currently used in many organizations, could be introduced in our ICU. In the PICU and NICU, this new concept is termed "learning from excellence" (LFE). OBJECTIVE: To assess the impact of the implementation of an LFE program on well-being and on an educational program in the NICU/PICU of a tertiary care center in France. METHODS: We created a workgroup composed of caregivers called the "3R team" for "right resuscitations reviews," based on the concept of AI. Before and 1 year after implementation, we administered two validated surveys-the Maslach Burnout Inventory and the Siegrist survey-to the entire staff of the 22-bed unit. RESULTS: The questionnaire on satisfaction revealed a high percentage (93%) of satisfaction with the work of the 3R team and that scores of well-being and burnout were improved. The educational program was highly enhanced, especially simulation. Benevolence and happiness were increased. CONCLUSION: Implementation of an LFE program in a NICU and PICU is feasible, and tends to increase the well-being and self-confidence of all categories of caregivers. It promotes educational programs of dynamic learning, including simulation. The next important step will be to study the impact on staff turnover and on quality of care.

Fonte:
Archivos Argentinos de Pediatría ; 29(3): 225-229.; 2023. DOI: 10.1016/j.arcped.2022.01.005.