Estratégias e ferramentas em equipe para melhorar o desempenho e a segurança do paciente (TeamSTEPPS), com o objetivo de aprimorar a colaboração na saúde mental escolar: protocolo para um estudo híbrido de efetividade-implementação baseado em métodos mist

Título original:
Team strategies and tools to enhance performance and patient safety (TeamSTEPPS) to improve collaboration in school mental health: Protocol for a mixed methods hybrid effectiveness-implementation study
Resumo:

Contexto: As escolas públicas nos Estados Unidos são o principal prestador de serviços de saúde mental para crianças, mas muitas vezes estão mal equipadas para oferecer um cuidado de saúde mental de qualidade, especialmente em comunidades urbanas de baixa renda. As escolas frequentemente estabelecem parcerias com organizações comunitárias para prestar serviços de saúde mental aos estudantes. Entretanto, desafios ligados à colaboração e à comunicação muitas vezes dificultam a implementação de estratégias de saúde mental baseadas em evidências. Intervenções fundamentadas na ciência das equipes, tais como o método TeamSTEPPS (Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety), têm o potencial de melhorar a implementação do tratamento e a colaboração dentro das escolas. Objetivo: O objetivo deste estudo é melhorar as estratégias de comunicação e colaboração entre os serviços de saúde mental e os funcionários de escolas, adaptando uma intervenção baseada em evidências da ciência das equipes para o ambiente escolar. Apresentamos um protocolo para um estudo híbrido de efetividade-implementação que visa adaptar o método TeamSTEPPS usando o feedback dos grupos de interesse, desenvolver um plano de implementação personalizado e realizar um teste-piloto do conteúdo adaptado em oito escolas. Métodos: Os participantes do estudo serão recrutados em escolas públicas e agências que supervisionam os serviços escolares de saúde mental na área metropolitana local. Vamos caracterizar os serviços atuais realizando uma avaliação das necessidades através de entrevistas com os grupos de interesse, observações e a revisão de dados administrativos. Posteriormente, estabeleceremos um conselho consultivo para compreender os desafios e desenvolver possíveis soluções para orientar adaptações adicionais ao método TeamSTEPPS, juntamente com um plano de implementação complementar. Para alcançar o objetivo 3, colocaremos em prática o TeamSTEPPS adaptado através de estratégias de implementação sob medida em oito escolas, utilizando um desenho do tipo pré/pós-intervenção. Os desfechos primários são a viabilidade e a aceitabilidade do TeamSTEPPS adaptado. Além disso, coletaremos medidas autorrelatadas de colaboração interprofissional e trabalho em equipe junto a 80 profissionais dos serviços de saúde mental e funcionários das escolas. As observações nas escolas serão conduzidas antes e em três momentos após a intervenção, juntamente com entrevistas com participantes. O plano de avaliação inclui uma análise qualitativa, quantitativa e de métodos mistos da viabilidade e aceitabilidade, observações nas escolas, entrevistas com as partes interessadas e dados administrativos sobre a saúde comportamental e os resultados escolares dos alunos que recorrem a serviços de saúde mental. Resultados: O recrutamento para o estudo já começou. Esperamos concluir o objetivo 1 no primeiro semestre de 2021. 
 

Resumo Original:

Background: Public schools in the United States are the main providers of mental health services to children but are often ill equipped to provide quality mental health care, especially in low-income urban communities. Schools often rely on partnerships with community organizations to provide mental health services to students. However, collaboration and communication challenges often hinder implementation of evidence-based mental health strategies. Interventions informed by team science, such as Team Strategies and Tools to Enhance Performance and Patient Safety (TeamSTEPPS), have the potential to improve treatment implementation and collaboration within schools. Objective: The objective of this study is to improve communication and collaboration strategies among mental health and school staff by adapting an evidence-based team science intervention for school settings. We present a protocol for a hybrid effectiveness-implementation study to adapt TeamSTEPPS using stakeholder feedback, develop a tailored implementation plan, and pilot the adapted content in eight schools. Methods: Study participants will be recruited from public and charter schools and agencies overseeing school mental health services in the local metro area. We will characterize current services by conducting a needs assessment including stakeholder interviews, observations, and review of administrative data. Thereafter, we will establish an advisory board to understand challenges and develop possible solutions to guide additional TeamSTEPPS adaptations along with a complementary implementation plan. In aim 3, we will implement the adapted TeamSTEPPS plus tailored implementation strategies in eight schools using a pre-post design. The primary outcome measures include the feasibility and acceptability of the adapted TeamSTEPPS. In addition, self-report measures of interprofessional collaboration and teamwork will be collected from 80 participating mental health and school personnel. School observations will be conducted prior to and at three time points following the intervention along with stakeholder interviews. The analysis plan includes qualitative, quantitative, and mixed methods analysis of feasibility and acceptability, school observations, stakeholder interviews, and administrative data of behavioral health and school outcomes for students receiving mental health services. Results: Recruitment for the study has begun. Goals for aim 1 are expected to be completed in Spring 2021. 
 

Fonte:
JMIR Research Protocols ; 10(2): e26567; 2021. DOI: 10.2196/26567.