A evidência que faltava: revisão sistemática das experiências dos pacientes com eventos adversos no cuidado de saúde

HARRISON, R. ; WALTON, M. ; MANIAS, E. ; SMITH-MERRY, J. ; KELLY, P. ; IEDEMA, R. ; ROBINSON, L.
Título original:
The missing evidence: a systematic review of patients' experiences of adverse events in health care
Resumo:

Objetivo: O dano evitável causado por eventos adversos (EAs) no paciente é um dos problemas de saúde mais significativos que o sistema de cuidado de saúde enfrenta nos dias de hoje. Conhecer as experiências que os pacientes têm com EAs é fundamental para melhorar a segurança e a qualidade do cuidado de saúde. Foi realizada uma revisão sistemática dos estudos das experiências que os pacientes têm com EAs para divulgar essas experiências, as lacunas no conhecimento e quaisquer desafios encontrados na captura de dados relativos à segurança do paciente.  

Fontes de dados: Foram usadas palavras-chave, sinônimos e cabeçalhos para realizar a busca nos oito bancos de dados eletrônicos entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2015. Além disso, também foi feita uma busca manual em listas de referências e revistas de relevância.

Seleção de estudos: Dois revisores fizeram uma triagem a partir dos títulos e dos resumos das publicações, que passou pela verificação de um terceiro revisor. Artigos inteiros foram submetidos a uma triagem para verificação dos critérios de elegibilidade.

Extração de dados: Foram extraídos e confrontados dados sobre desenho, métodos e achados fundamentais.

Resultados: Trinta e três publicações apontaram pacientes identificando uma gama de problemas nos cuidados recebidos, dentre os quais os mais comuns foram erros de medicação, comunicação e coordenação de problemas do cuidado. A renda, educação, carga de saúde e estado civil dos pacientes influenciaram as probabilidades de notificação. Os pacientes relataram dificuldades após um EA, normalmente exacerbadas por receberem informações inadequadas sobre a causa. Investigar as experiências dos pacientes é difícil devido não só à falta de amostragens suficientemente grandes de pacientes e de dados cobrindo períodos também suficientes, como também à variação nas definições do que é um EA.

Conclusão: Apesar da emergência de iniciativas normativas para aumentar o envolvimento do paciente, são poucos os estudos que relatam experiências de pacientes com EAs. Tais informações precisam ser capturadas de forma rotineira e utilizadas para elaborar políticas eficazes que sejam centradas no paciente e abranjam todo o sistema, de forma a minimizar e a lidar com os EAs.

Palavras-chave: pesquisa nos serviços de saúde; divulgação de incidentes hospitalares; erro no cuidado de saúde; participação do paciente; segurança do paciente; qualidade do cuidado de saúde 

Resumo Original:

Purpose: Preventable patient harm due to adverse events (AEs) is a significant health problem today facing contemporary health care. Knowledge of patients' experiences of AEs is critical to improving health care safety and quality. A systematic review of studies of patients' experiences of AEs was conducted to report their experiences, knowledge gaps and any challenges encountered when capturing patient experience data.

Data sources: Key words, synonyms and subject headings were used to search eight electronic databases from January 2000 to February 2015, in addition to hand-searching of reference lists and relevant journals.

Study selection: Titles and abstracts of publications were screened by two reviewers and checked by a third. Full-text articles were screened against the eligibility criteria.

Data extraction: Data on design, methods and key findings were extracted and collated.RESULTS: Thirty-three publications demonstrated patients identifying a range of problems in their care; most commonly identified were medication errors, communication and coordination of care problems. Patients' income, education, health burden and marital status influence likelihood of reporting. Patients report distress after an AE, often exacerbated by receiving inadequate information about the cause. Investigating patients' experiences is hampered by the lack of large representative patient samples, data over sufficient time periods and varying definitions of an AE.

Conclusion: Despite the emergence of policy initiatives to enhance patient engagement, few studies report patients' experiences of AEs. This information must be routinely captured and utilized to develop effective, patient-centred and system-wide policies to minimize and manage AEs.

Fonte:
International Journal for Quality in Health Care : Journal of the International Society for Quality in Health Care / ISQua. ; 27(6): 424-442; 2015. DOI: 10.1093/intqhc/mzv075.
DECS:
conhecimentos atitudes e prática em saúde , erros médicos, pacientes , psicologia