Experiências e percepções dos profissionais da saúde na comunicação da ocorrência de erros e eventos adversos a pacientes de grupos historicamente marginalizados

Kristan Olazo ; Thomas H Gallagher ; Urmimala Sarkar
Título original:
Experiences and Perceptions of Healthcare Stakeholders in Disclosing Errors and Adverse Events to Historically Marginalized Patients
Resumo:

OBJETIVOS: Procuramos avaliar as experiências e percepções dos profissionais da saúde envolvidos na resposta a pacientes de grupos historicamente marginalizados que sofreram danos no cuidado de saúde. Investigamos os desafios na comunicação da ocorrência de erros e eventos adversos e os tipos de ferramentas e recursos que melhor atenderiam às necessidades das populações de pacientes historicamente marginalizados. MÉTODOS: Realizamos grupos focais separados com dois grupos de profissionais da saúde: (1) profissionais da linha de frente do cuidado clínico diretamente envolvidos no tratamento de pacientes historicamente marginalizados e (2) profissionais de gestão de riscos e segurança do paciente envolvidos na resposta hospitalar às falhas no cuidado. Conduzimos uma análise indutiva dos dados qualitativos para identificar grupos temáticos. RESULTADOS: Entrevistamos 7 profissionais clínicos e 5 profissionais de segurança, totalizando 12 participantes. Os participantes mencionaram os desafios que enfrentam em vários níveis (sistêmico, organizacional e ligado ao paciente) na resposta a pacientes historicamente marginalizados que sofreram danos, tais como a fragmentação do cuidado, a falta de protocolos padronizados e a desconfiança por parte do paciente. Os participantes também identificaram ferramentas e recursos de que precisam para atender às necessidades dos pacientes historicamente marginalizados ao comunicar a ocorrência de incidentes, incluindo ferramentas culturalmente apropriadas, treinamento e a inclusão de membros da equipe de saúde multidisciplinar no processo de comunicação. CONCLUSÕES: Nossos resultados sugerem que serão necessárias múltiplas intervenções para alcançar o objetivo da comunicação aberta e oportuna de erros e eventos adversos a todas as populações atendidas pelo sistema de saúde. Estudos futuros devem investigar as perspectivas de pacientes historicamente marginalizados e seus familiares sobre como devem ocorrer as conversas para a divulgação de erros e eventos adversos.
 

Resumo Original:

OBJECTIVES: We sought to assess the experiences and perceptions of healthcare stakeholders involved in the response to historically marginalized patients who have been harmed in healthcare. We investigated the challenges in disclosing errors and adverse events and the types of tools and resources that would better address the needs of historically marginalized patient populations. METHODS: We conducted separate focus groups with two healthcare stakeholder groups: (1) frontline clinicians directly involved in the clinical care of historically marginalized patients and (2) risk and patient safety professionals involved in the hospital response to care breakdowns. We conducted an inductive analysis of the qualitative data to identify thematic clusters. RESULTS: We interviewed 7 clinicians and 5 risk safety professionals, with a total sample size of 12 participants. Participants shared multilevel challenges in responding to historically marginalized patients after harm (system-, organizational-, and patient-level), such as fragmentation of care, lack of standardized protocols, and patient mistrust. Participants also identified their desired tools and resources for disclosure to meet the needs of historically marginalized patients, which included culturally appropriate toolkits, disclosure training, and the inclusion of multidisciplinary healthcare team members in the disclosure process. CONCLUSIONS: Our results suggest that multiple interventions will be needed to achieve the goal of prompt disclosure of errors and adverse events across all populations engaged in health care. Future studies should investigate the perspectives of historically marginalized patients and their family members on how error and adverse event disclosure conversations should unfold.
J

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 19(8): 547-552; 2024. DOI: 10.1097/PTS.0000000000001173.