Exploração das experiências de profissionais de enfermagem que cometeram erros no cuidado de saúde: uma abordagem fenomenológica

DELACROIX, R.
Título original:
Exploring the experience of nurse practitioners who have committed medical errors: A phenomenological approach
Resumo:

Contexto e Objetivo: Explorar as perspectivas de enfermeiros que passaram pela experiência de cometer erros no cuidado de saúde. O objetivo geral deste estudo foi discernir os comportamentos, as percepções e os mecanismos que os enfermeiros utilizam para lidar com o fato de terem cometido um erro no cuidado de saúde.

Métodos: Pesquisa qualitativa baseada em duas entrevistas semiestruturadas presenciais gravadas em áudio com 10 enfermeiros que cometeram erros na sua prática profissional. A análise foi orientada pelos conceitos da fenomenologia.

Conclusões: Durante análises iterativas, foram identificados quatro temas dominantes: (a) o paradoxo da vitimização, (b) a primazia da responsabilidade e da conscientização, (c) o anseio por perdão e apoio por parte do outro e (d) a forma como lidamos com uma nova realidade depende do contexto. As narrativas sugerem fortemente que os enfermeiros que cometem erros vivenciam fenômenos como “segundas vítimas”.

Implicações para a prática: Recordando a experiência de terem cometido um erro, os enfermeiros compartilharam ideias significativas sobre a necessidade de um ambiente seguro onde pudessem expressar seus sentimentos de forma aberta, refletir sobre a experiência e verificar a etiologia do erro. Se isso for feito de maneira formal, é possível evitar o desenvolvimento de lesões psicológicas permanentes. Por isso, uma questão inerente ao cuidado das “segundas vítimas” é a noção de justiça, compaixão e reconhecimento, por parte dos colegas de trabalho, das respostas apropriadas que podem ajudar o enfermeiro envolvido num erro a lidar com a situação e se recuperar.

Resumo Original:

Background and purpose: To explore the experience of committing medical error from the perspective of nurse practitioners (NPs). Overall, the purpose of the study is to discern NPs' behaviors, perceptions, and coping mechanisms in response to having made a medical error.

Methods: Qualitative research based on two face-to-face audio-recorded semistructured interviews with 10 NPs who had made medical errors in practice. The analysis was guided by concepts in phenomenology.

Conclusions: During iterative analyses, four overarching themes were identified: (a) The paradox of error victimization, (b) primacy of responsibility and mindfulness, (c) yearning for forgiveness and a supportive other, and (d) coping with a new reality is context dependent. The narratives strongly suggest that NPs who err experience "second victim" phenomena.

Implications for practice: Reminiscing about the experience of living through an error, NPs shared meaningful insights into their need for a safe environment in which they could candidly share feelings, reflect on the experience, and ascertain the etiology of the mistake. Debriefing in a formal manner might prevent the development of permanent psychological injuries. Hence, inherent to the care of "second victims" is the notion of co-workers' fairness, compassion, and recognition of appropriate caring responses that contribute to effective coping and healing.

Fonte:
Journal of the American Association of Nurse Practitioners ; 2017. DOI: 10.1002/2327-6924.12468.
Nota Geral:

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