Explorando a "caixa-preta" da geração de recomendações em investigações locais de incidentes no cuidado de saúde: uma revisão exploratória

William Lea ; Rebecca Lawton ; Charles Vincent ; Jane O'Hara
Título original:
Exploring the "Black Box" of Recommendation Generation in Local Health Care Incident Investigations: A Scoping Review
Resumo:

CONTEXTO: A investigação de incidentes ainda é um elemento central da gestão e melhoria da segurança do paciente, gerando recomendações destinadas a promover ações e melhorias. Existem poucas evidências empíricas sobre como as recomendações são geradas e como a sua eficácia é avaliada em ambientes hospitalares reais. OBJETIVOS: As nossas questões de pesquisa, relacionadas a investigações hospitalares internas, foram as seguintes: (1) Que abordagens são usadas para a investigação de incidentes antes de serem geradas recomendações? (2) Quais são os processos para gerar recomendações após a investigação de um incidente de segurança do paciente? (3) Quais são o número e os tipos de recomendações propostas? (4) Que critérios são usados, pelos hospitais ou autores de estudos, para avaliar a qualidade ou a força das recomendações feitas? MÉTODOS: Seguindo as diretrizes PRISMA-ScR, realizamos uma revisão exploratória. Incluímos estudos que relatassem dados sobre investigações realizadas e recomendações feitas em hospitais. As perguntas da revisão foram respondidas com base na análise de conteúdo, e as recomendações extraídas foram categorizadas e contadas. RESULTADOS: Ao todo, 11 estudos cumpriram os critérios de inclusão. A análise de causa-raiz foi a abordagem de investigação mais frequente, mas os métodos para a geração de recomendações foram menos claros. Extraímos um total de 4.579 recomendações, que se concentraram principalmente no comportamento de pessoas, em vez de abordar deficiências sistêmicas (<7% classificadas como fortes). Os estudos incluídos avaliaram a eficácia das recomendações com base em hierarquias de "ação" predefinidas ou na recorrência do incidente, que não foi relatada de forma aprofundada. CONCLUSÕES: Embora a investigação de incidentes seja amplamente utilizada, há uma surpreendente falta de evidências sobre como a geração de recomendações é ou deve ser feita. São apresentadas poucas evidências para mostrar quais investigações ou recomendações resultam em melhorias na qualidade ou na segurança do cuidado. Argumentamos que, embora as investigações de incidentes continuem sendo fundamentais para a segurança do paciente, são necessários mais estudos sobre como esse importante trabalho é realizado na prática e se pode contribuir para melhorar a qualidade do cuidado.
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Resumo Original:

BACKGROUND: Incident investigation remains a cornerstone of patient safety management and improvement, with recommendations meant to drive action and improvement. There is little empirical evidence about how-in real-world hospital settings-recommendations are generated or judged for effectiveness. OBJECTIVES: Our research questions, concerning internal hospital investigations, were as follows: (1) What approaches to incident investigation are used before the generation of recommendations? (2) What are the processes for generating recommendations after a patient safety incident investigation? (3) What are the number and types of recommendations proposed? (4) What criteria are used, by hospitals or study authors, to assess the quality or strength of recommendations made? METHODS: Following PRISMA-ScR guidelines, we conducted a scoping review. Studies were included if they reported data from investigations undertaken and recommendations generated within hospitals. Review questions were answered with content analysis, and extracted recommendations were categorized and counted. RESULTS: Eleven studies met the inclusion criteria. Root cause analysis was the dominant investigation approach, but methods for recommendation generation were unclear. A total of 4579 recommendations were extracted, largely focusing on individuals' behavior rather than addressing deficiencies in systems (<7% classified as strong). Included studies reported recommendation effectiveness as judged against predefined "action" hierarchies or by incident recurrence, which was not comprehensively reported. CONCLUSIONS: Despite the ubiquity of incident investigation, there is a surprising lack of evidence concerning how recommendation generation is or should be undertaken. Little evidence is presented to show that investigations or recommendations result in improved care quality or safety. We contend that, although incident investigations remain foundational to patient safety, more enquiry is needed about how this important work is actually achieved and whether it can contribute to improving quality of care.

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 19(8): 553-563; 2024. DOI: 10.1097/PTS.0000000000001164.