Gerenciamento da segurança do paciente sob a ótica dos enfermeiros

FRANÇOLIN, L. ; GABRIEL, C.S. ; BERNARDES, A. ; SILVA, A.E.B.C. ; BRITO, M.F.P. ; MACHADO, J.P.
Resumo:

Objetivo: Avaliar sob a ótica dos enfermeiros, as ações de gerenciamento da segurança dos pacientes desenvolvidas em instituições hospitalares. 

Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, tipo Survey. Participaram do estudo sete hospitais nos quais sete enfermeiros responsáveis e 49 enfermeiros coordenadores de setores (n=56) responderam ao instrumento elaborado pelo autor. 

Resultados: Os resultados evidenciaram que 100% dos hospitais possuem sistema de notificação de eventos adversos, 71,4% possuem Comissão de Gerenciamento de Riscos, 80% realizam discussão dos eventos, havendo consenso de que tais discussões levam a mudanças favoráveis à segurança do paciente nas instituições pesquisadas. O receio dos colaboradores por punição frente às suas falhas e a subnotificação dos eventos foram os aspectos de maior fragilidade encontrados. 

Conclusão: As instituições devem desenvolver políticas organizacionais focadas no estímulo à notificação de eventos e na implementação de medidas que direcionem para uma cultura organizacional não punitiva. 

Fonte:
Revista da Escola de Enfermagem da USP ; 49(2): 277-283; 2015. DOI: 10.1590/S0080-623420150000200013.
DECS:
segurança do paciente, gestão da segurança, enfermagem