Gestão da segurança de pacientes e profissionais em instituições de longa permanência: explorando como os líderes de instituições negociam suas responsabilidades duplas — um estudo de caso

Malin Rosell Magerøy ; Carl Macrae ; Geir Sverre Braut ; Siri Wiig
Título original:
Managing patient safety and staff safety in nursing homes: exploring how leaders of nursing homes negotiate their dual responsibilities-a case study
Resumo:

OBJETIVO: No setor da saúde, o papel do líder se torna cada vez mais complexo, e estes profissionais assumem uma responsabilidade crescente pelo desempenho dos funcionários, pelas experiências e a segurança dos pacientes e pela qualidade do cuidado prestado. Este estudo procurou explorar como os líderes de instituições de longa permanência gerenciam sua responsabilidade dupla por questões de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e de Qualidade e Segurança do Paciente (QSP), com enfoque especial nas abordagens que os líderes adotam e nos dilemas que enfrentam. Além disso, quisemos examinar como os líderes vivenciam e gerenciam os desafios de SSMA e QSP de forma holística. DESENHO/AMBIENTE: A pesquisa foi projetada como um estudo de caso. Coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas individuais com líderes de instituições de longa permanência de cinco municípios noruegueses. PARTICIPANTES: Ao todo, 13 líderes de instituições de longa permanência em municípios urbanos e rurais participaram deste estudo. RESULTADOS: A análise dos dados resultou em quatro temas que explicam como os líderes de instituições de longa permanência gerenciam suas responsabilidades duplas de SSMA e QSP, bem como as abordagens que adotam e os dilemas que enfrentam: (1) estabelecer bons sistemas e criar uma cultura no ambiente de trabalho para promover a saúde e a segurança do paciente, (2) estabelecer canais para a colaboração e comunicação interna e externa, (3) garantir uma margem de manobra para exercer a liderança e (4) reconhecer e ter autoridade para lidar com possíveis tensões nas responsabilidades duplas de SSMA e QSP. CONCLUSÕES: Este estudo mostra que os líderes de instituições de longa permanência, responsáveis por garantir a qualidade e a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais, enfrentam tensões ao lidar com essa responsabilidade dupla. Eles reconhecem a importância de ter tempo para estar presentes como líderes e de contar com sistemas robustos para manter a SSMA e a QSP, afirmando que certos aspectos conflitantes da legislação representam um desafio cotidiano.
 

Resumo Original:

OBJECTIVE: Within healthcare, the role of leader is becoming more complex, and healthcare leaders carry an increasing responsibility for the performance of employees, the experience and safety of patients and the quality of care provision. This study aimed to explore how leaders of nursing homes manage the dual responsibility of both Health, Safety and Environment (HSE) and Quality and Patient Safety (QPS), focusing particularly on the approaches leaders take and the dilemmas they face. In addition, we wanted to examine how leaders experience and manage the challenges of HSE and QPS in a holistic way. DESIGN/SETTING: The study was designed as a case study. Data were collected through semi structured individual interviews with leaders of nursing homes in five Norwegian municipalities. PARTICIPANTS: 13 leaders of nursing homes in urban and rural municipalities participated in this study. RESULTS: Data analysis resulted in four themes explaining how leaders of nursing homes manage the dual responsibility of HSE and QPS, and the approaches they take and the dilemmas they face: 1.Establishing good systems and building a culture for a work environment that promotes health and patient safety.2.Establish channels for internal and external collaboration and communication.3.Establish room for maneuver to exercise leadership.4.Recognizing and having the mandate to handle possible tensions in the dual responsibility of HSE and QPS. CONCLUSIONS: The study showed that leaders of nursing homes who are responsible for ensuring quality and safety for both patients and staff, experience tensions in handling this dual responsibility. They acknowledged the importance of having time to be present as a leader, to have robust systems to maintain HSE and QPS, and that conflicting aspects of legislation are an everyday challenge.
 

Fonte:
Front Health Serv . ; 29(9): 1275743.; 2024. DOI: 10.3389/frhs.2024.1275743.