Identificação de recomendações centradas nos pacientes para melhorar a segurança do paciente na atenção primária na Inglaterra
Contexto: Existe um interesse crescente em identificar estratégias para a prestação de uma atenção primária mais segura. No entanto, a maior parte dos estudos já realizados nesta área baseia-se em informações fornecidas por profissionais da saúde, tendo sido dada pouca atenção às perspectivas dos pacientes.
Objetivo: Explorar as experiências e percepções dos pacientes sobre a segurança na atenção primária na Inglaterra, a fim de obter recomendações centradas nos pacientes para melhorar a segurança.
Métodos: Enviamos o questionário PREOS-PC a uma amostra aleatória de 6.736 usuários da atenção primária registrados em 45 consultórios ingleses. Realizamos uma análise de conteúdo qualitativa das respostas a sete perguntas abertas que abordaram as experiências dos pacientes com problemas de segurança, as lições aprendidas com essas experiências e recomendações para um cuidado de saúde mais seguro.
Resultados: Ao todo, 1.244 (18,4%) participantes devolveram questionários preenchidos. Destes, 678 (54,5%) responderam a pelo menos uma pergunta aberta. Surgiram dois temas principais: (i) experiências com problemas de segurança e (ii) boas práticas e recomendações para melhorar a segurança do paciente na atenção primária. As experiências mais frequentes com problemas de segurança estiveram relacionadas a consultas, coordenação entre prestadores, exames, medicação e diagnóstico. As respostas dos pacientes a esses problemas incluíram uma maior ativação do paciente (por exemplo, manifestar suas preocupações com o cuidado de saúde) e evitar os cuidados de saúde desnecessários. As recomendações para um cuidado de saúde mais seguro envolveram melhorias na comunicação centrada no paciente, a continuidade do cuidado, a rápida marcação de consultas, a qualidade técnica do cuidado, o monitoramento ativo, o trabalho em equipe, os prontuários e o ambiente da prática clínica.
Conclusão: Este estudo identificou uma série de recomendações centradas nos pacientes para melhorar a segurança em consultórios de atenção primária na Inglaterra.
Background: There is a growing interest in identifying strategies to achieve safer primary health-care provision. However, most of the research conducted so far in this area relies on information supplied by health-care providers, and limited attention has been paid to patients' perspectives.
Objective: To explore patients' experiences and perceptions of patient safety in English general practices with the aim of eliciting patient-centred recommendations for improving patient safety.
Methods: The Patient Reported Experiences and Outcomes of Safety in Primary Care questionnaire was sent to a random sample of 6736 primary care users registered in 45 English practices. We conducted a qualitative content analysis of responses to seven open-ended items addressing patients' experiences of safety problems, lessons learnt as a result of such experiences and recommendations for safer health care.
Results: A total of 1244 (18.4%) participants returned completed questionnaires. Of those, 678 (54.5%) responded to at least one open-ended question. Two main themes emerged as follows: (i) experiences of safety problems and (ii) good practices and recommendations to improve patient safety in primary care. Most frequent experiences of safety problems were related to appointments, coordination between providers, tests, medication and diagnosis. Patients' responses to these problems included increased patient activation (eg speaking up about concerns with their health care) and avoidance of unnecessary health care. Recommendations for safer health care included improvements in patient-centred communication, continuity of care, timely appointments, technical quality of care, active monitoring, teamwork, health records and practice environment.
Conclusion: This study identified a number of patient-centred recommendations for improving patient safety in English general practices.
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