Identificar as necessidades relacionadas ao trabalho em equipe dos profissionais de emergência médica: perspectivas dos enfermeiros

Mina Azimirad ; Carin Magnusson ; Allison Wiseman ; Tuomas Selander ; Ilkka Parviainen ; Hannele Turunen
Título original:
Identifying teamwork-related needs of the medical emergency team: Nurses' perspectives
Resumo:

Resumo
Contexto: O papel da equipe de emergência médica (MET) no gerenciamento da deterioração de pacientes e no aumento da segurança do paciente é muito afetado pelo trabalho em equipe.
Objetivos: Identificar as necessidades relacionadas ao trabalho dos profissionais da MET a partir das perspectivas de seus enfermeiros. Avaliar as associações entre as percepções dos enfermeiros da MET sobre o trabalho em equipe e sua experiência de trabalho e formação.
Desenho do estudo: Um desenho descritivo correlacional quantitativo.
Métodos: Enfermeiros de unidade de terapia intensiva (UTI) (n = 50) que eram membros da MET em um hospital de atenção terciária aguda responderam a uma versão modificada do questionário de avaliação de profissionais em 2017. Os dados foram analisados usando estatística descritiva, teste de Kruskal-Wallis e método de análise de variância univariada. O relato deste estudo segue a iniciativa STROBE (Strengthening the reporting of observational studies).
Resultados: Os participantes demonstraram menor concordância com os itens apresentando habilidades de liderança (média = 2,6; DP = 0,68). Aproximadamente 50% dos enfermeiros discordaram que a MET tinha recursos, treinamento e habilidades adequados. A maioria dos enfermeiros (80%) sentiu que suas responsabilidades como membro da MET interferiam no cuidado de seus pacientes na UTI. Muitos enfermeiros (64%) sentiram que não tinham voz no processo de tomada de decisão da MET. Cerca de 50% dos enfermeiros sentiram que não eram reconhecidos por sua contribuição individual e mostraram-se inseguros em relação às políticas da MET para lidar com conflitos. O volume de experiência de trabalho e a formação dos enfermeiros da MET foram associados às habilidades e funções da MET, respectivamente.
Conclusão: Os principais elementos de trabalho em equipe da MET que precisam de melhorias incluem a capacidade de tomada de decisão e de resolução de conflitos, a valorização dos membros da equipe e a liderança da equipe. A prática de modelos mentais compartilhados, a implementação dos currículos do TeamSTEPPS nos hospitais para treinar enfermeiros de UTI e programas de treinamento em equipe baseados em simulação podem ser benéficos para melhorar o trabalho em equipe dos membros da MET.
Relevância para a prática clínica: Este estudo revelou os principais elementos de trabalho em equipe da MET que precisam de melhorias. Nossos achados podem contribuir para aprimorar o trabalho em equipe e, deste modo, otimizar a função da MET e melhorar os resultados do cuidado aos pacientes.
Palavras-chave: comunicação; competência; equipe de emergência médica; habilidades não técnicas; trabalho em equipe.

Resumo Original:

Abstract
Background: The role of medical emergency team (MET) in managing deteriorating patients and enhancing patient safety is greatly affected by teamwork.
Aims: To identify teamwork-related needs of the MET from MET nurses' perspectives. To assess the associations between MET nurses' perceptions of teamwork and their work experience and education.
Study design: A quantitative, descriptive correlational design.
Methods: Registered intensive care unit (ICU) nurses (n = 50) who were members of the MET in an acute tertiary care hospital answered a modified version of the team assessment questionnaire in 2017. Data were analysed using descriptive statistics, the Kruskal-Wallis test, and the univariate analysis of variance method. The reporting of this study adheres to the strengthening the reporting of observational studies (STROBE) guidelines.
Results: Participants showed least agreement with the items presenting leadership skills (mean = 2.6, SD = 0.68). Approximately 50% nurses disagreed that the MET had adequate resources, training, and skills. The majority of nurses (80%) felt that their responsibilities as a MET member interfered with taking care of their own ICU patients. Many nurses (64%) felt that they did not have a voice in MET's decision-making process. Approximately 50% nurses felt that they were not recognized for their individual contribution, and they were uncertain regarding MET's policies for dealing with conflicts. The amounts of MET nurses' work experience and education were associated with MET skills and function, respectively.
Conclusion: Key teamwork elements of the MET that need improvements include decision-making and conflict resolution skills, valuing team members, and team leadership. Practicing shared mental models, implementing the TeamSTEPPS curricula at hospitals for training ICU nurses, and simulation-based team-training programmes may be beneficial in improving teamwork of MET members.
Relevance to clinical practice: This study revealed key teamwork elements of the MET that need improvements. Our findings may contribute to improve teamwork, thereby optimizing MET function, and enhancing patient outcomes.
Keywords: communication; competence; medical emergency team; non-technical skills; teamwork.
 

Fonte:
Nursing in Citical Care ; 2022. DOI: 10.1111/nicc.12676.