Impacto de uma campanha para melhorar a higienização das mãos sobre o consumo de soluções alcoólicas em um hospital terciário

LLORCA, J. ; DIERSSEN-SOTOSA, T. ; ROBLES-GARCÍA, M. ; REBOLLO-RODRIGO, H. ; ANTOLÍN-JUÁREZ, F. M. ; LÓPEZ, M. de la C. ; NAVARRO-CÓRDOBA, M.
Título original:
Impacto de uma campaña de mejora de la higiene de manos sobre el consumo de soluciones hidroalcohólicas em um hospital de tercer nivel
Resumo:

Objetivo: Avaliar a influência de uma campanha para melhorar a higienização das mãos e, mais concretamente, o impacto da implementação de oficinas práticas de higienização das mãos sobre o consumo de soluções alcoólicas em um hospital terciário do Serviço Cantábrico de Saúde.

Métodos: Realizamos um estudo ecológico com dados de janeiro de 2005 a dezembro de 2008. A variável dependente foi o consumo de soluções alcoólicas (ml/dia). Como variável independente, utilizamos a campanha de melhoria da higienização das mãos implementada no Serviço Cantábrico de Saúde. Para avaliar a relação entre a campanha e o consumo, foi realizada uma análise de regressão linear múltipla.

Resultados e conclusões: O estudo destaca a associação entre a educação recebida sobre higienização das mãos nas unidades hospitalares e o consumo de soluções alcoólicas, que melhora com a consolidação da campanha (em 2008), e demonstra o efeito positivo da campanha, especialmente o de seus aspectos educativos.

Resumo Original:

Objetivo: Valorar la influencia sobre el consumo de preparados de base alcohólica de una campaña de mejora de la higiene de manos, y más concretamente del desarrollo de talleres prácticos sobre higienización de manos en un hospital de tercer nivel del Servicio Cántabro de Salud.


Métodos: Se realizó un estudio ecológico con datos de enero de 2005 a diciembre de 2008. La variable dependiente fue el consumo de preparados de base alcohólica (ml/día). Como variable independiente se utilizó la campaña de mejora de la higiene de manos desarrollada en el Servicio Cántabro de Salud. Para valorar la relación del consumo con la campaña se utilizó un análisis de regresión lineal múltiple.


Resultados y conclusiones: Destaca la asociación entre la formación recibida sobre higiene de manos en las unidades de hospitalización y el consumo de preparados de base alcohólica, que mejora al consolidarse la campaña (año 2008) y demuestra un efecto positivo de ésta, en especial de sus aspectos formativos.

Fonte:
Gaceta Sanitaria ; 24(4): 358-360; 2010. DOI: 10.1016/j.gaceta.2010.02.009.
DECS:
promoção em saúde, higiene das mãos, etanol, modelos lineares