Incorporando a segurança do paciente em um referencial de educação interprofissional: um estudo qualitativo com análise temática

Shaista Salman Guraya ; Muhammad Umair Akhtar ; Nabil Sulaiman ; Leena R David ; Feras Jassim Jirjees ; Manal Awad ; Sausan Al Kawas
Título original:
Embedding patient safety in a scaffold of interprofessional education; a qualitative study with thematic analysis
Resumo:

Contexto: Apesar do crescente interesse em reduzir o uso de práticas inseguras no cuidado de saúde, as ameaças à segurança do paciente (SP) continuam elevadas. Além disso, é dada pouca atenção ao papel da educação interprofissional (EIP) para melhorar a SP. Conduzimos este estudo qualitativo para examinar as percepções dos alunos dos últimos anos das faculdades de Medicina, Odontologia e Ciências da Saúde da University of Sharjah (UoS), nos Emirados Árabes Unidos (EAU), sobre SP em um seminário on-line de EIP. Métodos: Estudo de análise temática indutiva com alunos dos últimos anos das faculdades de Medicina, Odontologia, Ciências da Saúde e Farmácia da UoS. Durante um seminário on-line, os alunos discutiram soluções plausíveis para quatro cenários clínicos baseados na prática real, que incluíam práticas de saúde inseguras. Nas discussões em grupo, os alunos exibiram um alto nível de articulação e participaram proativamente das discussões. Os dados do seminário on-line foram transcritos, e, em seguida, os temas recorrentes foram codificados, classificados e rotulados. A deliberação individual, a consolidação, a incorporação dos temas preliminares identificados e a fusão e reorganização de subtemas levaram a um referencial temático final. Resultados: Este trabalho examinou as perspectivas de 248 alunos sobre trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas e outros aspectos relacionados à SP em contextos interprofissionais em um seminário on-line. O processo iterativo de transcrição de dados, curadoria e análise qualitativa revelou 32 códigos. A seguir, a análise temática indutiva gerou cinco temas contendo subtemas distintos, porém interconectados, no contexto da SP em ambientes de EIP. Temas como o compartilhamento de informações e fundamentação (resolução de problemas, habilidades sociais), manutenção da comunicação (raciocínio clínico, modelo mental compartilhado), execução de atividades interprofissionais (prática colaborativa, roteiros de colaboração), habilidades cognitivas profissionais (maturidade cognitiva, metacognição) e negociação de identidades profissionais (mudança sistemática, arcabouço socioeconômico) emergiram como pilares fundamentais para melhorar a SP no cuidado de saúde. Conclusão: Nosso estudo demonstrou os resultados de um seminário inovador, baseado na equipe de saúde, que incorporou a SP em um referencial de EIP. Esta pesquisa promove a incorporação de áreas emergentes como o raciocínio clínico, resolução de problemas, prática colaborativa e modelo mental compartilhado nos currículos médicos, para uma EIP estruturada destinada a melhorar os domínios da SP na educação de profissões da saúde. Estes resultados sublinham a necessidade de explorar as dimensões multifacetadas da EIP para cultivar a competência colaborativa. 
 

Resumo Original:

Background: Regardless of a proliferation of interest in reducing unsafe practices in healthcare, threats to patient safety (PS) remain high. Moreover, little attention has been paid towards the role of interprofessional education (IPE) in enhancing PS. This qualitative study was conducted to unfold the insights of the senior medical, dental and health sciences students at the University of Sharjah (UoS) in the United Arab Emirates (UAE) about PS in an online IPE-based workshop. Methods: This inductive thematic analysis study was conducted on senior medical and health students at the Colleges of Medicine, Dental Medicine, Health Sciences, and Pharmacy of UoS. During an online workshop, students discussed plausible solutions for four real practice-based clinical scenarios with elements of unsafe healthcare practices. During the breakout rooms, the students exhibited high level of articulation and proactively participated in discussions. The data from the online workshop were transcribed and then coding, categorizing, and labelling of recurrent themes were carried out. Multiple individual deliberations, consolidation, incorporation of the identified preliminary themes, and merging and reorganizing sub-themes led to a final thematic framework. Results: This work delved into the perspectives of 248 students regarding teamwork, communication, problem-solving, and other aspects concerning PS in interprofessional settings in an online workshop. The iterative process of data transcription, curating and qualitative analysis surfaced 32 codes. Later, the inductive themaric analysis yielded five themes with distinct yet interconnected nested subthemes in the context of PS in IPE settings. These themes of information sharing and grounding (problem-solving, social skills), maintaining communication (clinical reasoning, shared mental model), executing interprofessional activities (collaborative practice, collaboration scripts), professional cognitive abilities (cognitive maturity, metacognition), and negotiating professional identities (systematic change, socio-economic scaffolding) emerged as fundamental pillars for enhancing PS in healthcare. Conclusion: Our study demonstrated the outcome of an innovative and team-based workshop which embedded PS within a scaffold of IPE environment. This research calls for incorporation of the emerging areas of clinical reasoning, problem solving, collaborative practice, and shared mental model into medical curricula for structured IPE in improving PS domains in medical education. These findings underscore the need for multifaceted dimensions of IPE imperatives for cultivating collaborative competence. 

Fonte:
BMC Med Educ ; 23(1): 968.; 2024. DOI: 10.1186/s12909-023-04934-6..