Indicadores de segurança do paciente: revisão sistemática, caracterização e priorização baseada em critérios

KUSKE, S. ; MAASS, C. ; WEINGARTER, V. ; POHLMANN, S. ; SCHRAPPE, M.
Título original:
Patient-safety indicators: a systematic review, criteria-based characterization and prioritization
Resumo:

Objetivo: Identificar e classificar indicadores de segurança do paciente (ISPs) publicados e utilizados internacionalmente e caracterizá-los como um subgrupo de indicadores de qualidade. Priorizar os ISPs considerando-se a necessidade de ações sobre a segurança do paciente no sistema de saúde alemão e validá-los a partir da aplicação de critérios de qualidade científicos.

Métodos: Foi conduzida uma revisão sistemática de publicações indexadas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2009, utilizando o banco de dados Medline e sítios de instituições na internet. Os ISPs foram caracterizados como um subgrupo de indicadores de qualidade com base em critérios definidos e priorizados através de um procedimento baseado em critérios.

Resultados: Um total de 2.973 ISPs foram identificados e classificados em um banco de dados de ISPs. A pesquisa no Medline encontrou 1.568 ISPs, e 1.405 ISPs foram identificados pela análise de conjuntos de indicadores de instituições. Ao final do processo de priorização e validação dos resultados da pesquisa, restaram 60 ISPs.

Discussão: A caracterização dos ISPs e o instrumento baseado em critérios foram adequados para a identificação de ISPs apropriados que possam ser posteriormente validados por meio de um método Delphi e de um estudo-piloto. Finalmente, tais ISPs poderão ser implementados na prática.

Palavras-chave: Indicadores de segurança do paciente, Classificação, Caracterização, Priorização, Métodos.

Resumo Original:

Objective: To identify and classify internationally published and applied patient safety indicators (PSIs) and their caracterization as a subgroup of quality indicators. Prioritizing PSIs considering the need for action on patient safety of the German health care and their validation by applying scientific quality criteria.

Methods: A systematic review of publications indexed from January 2000 to December 2009 was conducted using Medline and websites of institutions. PSIs were characterized as a subgroup of quality indicators by defined criteria and prioritized using a criteria-based procedure.

Results: A total of 2,973 PSIs were identified and classified in a PSI-database. A Medline search resulted in 1,568 PSIs and 1,405 PSIs were identified by analyzing indicator sets of institutions. Finally, 60 PSIs were the result of prioritizing and validating the search outcomes.

Discussion: The characterization of PSIs and the criteriabasedinstrument were suitable to identify appropriate PSIs, so that they can be validated later on using a Delphimethod and a pilot and can be eventually implemented into practice.

Keywords: Patient safety indicators, Classifying, Characterization, Prioritization, Methods.

Fonte:
Journal of Public Health ; 21(2): 201-214; 2013. DOI: 10.1007/s10389-012-0532-9.
DECS:
Indicadores, segurança do paciente, revisão, indicadores de qualidade em assistência à saúde