Indicadores para o monitoramento dos resultados da implementação de sistemas de notificação e aprendizagem em hospitais: uma necessidade subestimada para a segurança do paciente

Título original:
Indicators for implementation outcome monitoring of reporting and learning systems in hospitals: an underestimated need for patient safety
Resumo:

Objetivo: Procuramos investigar as percepções sobre o sucesso da implementação de sistemas de notificação e aprendizagem em hospitais alemães, as percepções sobre a relevância dos resultados da implementação e se e como esses resultados são monitorados. Os sistemas de notificação e aprendizagem são utilizados em todo o mundo para melhorar a segurança do paciente por meio da identificação e análise de eventos críticos, erros, riscos e near misses no cuidado de saúde.
Métodos: Aplicamos um questionário transversal exploratório on-line, testado previamente, junto a especialistas em sistemas de notificação e aprendizagem de 51 hospitais de cuidado agudo. Para a validação comunicativa, os resultados foram discutidos pessoalmente em um painel de discussão de especialistas (N=23).
Resultados: Ao todo, 53% (n=27/51) dos participantes do inquérito on-line consideraram que o seu sistema de notificação e aprendizagem estava sendo implementado de forma abrangente e bem-sucedida. No entanto, não foram mencionados resultados relacionados aos serviços ou aos pacientes que permitissem captar o conceito de sucesso da implementação. A maioria dos participantes considerou que a aceitabilidade e sustentabilidade da implementação tinha alta relevância para os seus resultados. No total, foram apresentados 44 indicadores usados para monitorar os resultados da implementação. Entretanto, em sua maioria, os indicadores quantitativos se basearam no número (relativo) de relatos notificados. Os indicadores qualitativos estiveram relacionados à “qualidade do relato notificado”. Em geral, os indicadores foram mal especificados.
Conclusão: É dada pouca importância à necessidade de desenvolver “(conjuntos de) indicadores validados para intervenções de segurança do paciente” que possam ser usados para monitorar os resultados da implementação de sistemas de notificação e aprendizagem. Também identificamos a possível necessidade de facilitar a conscientização sobre o conceito de sucesso da implementação e sua relevância para a segurança do paciente. Apresentamos aqui possíveis indicadores que poderiam ser usados como ponto de partida para o desenvolvimento posterior de “indicadores para a implementação de intervenções de segurança do paciente”.

Resumo Original:

Objective: We aimed to investigate the perception of the implementation success of reporting and learning systems in German hospitals, the perceived relevance of the implementation outcomes and whether and how these implementation outcomes are monitored. An reporting and learning system is a tool used worldwide for patient safety that identifies and analyses critical events, errors, risks and near misses in healthcare.
Methods: A pretested exploratory cross-sectional online survey was conducted with reporting and learning system experts from 51 acute care hospitals. For communicative validation, the results were discussed in person in an expert panel discussion (N=23).
Results: Fifty-three per cent (n=27) of the participants (N=51) of the online survey perceived that their reporting and learning system was being comprehensively and successfully implemented. However, no service or patient outcomes were reported to ultimately capture the concept of implementation success. Most of the participants reported a (high) relevance of the implementation outcomes' acceptability and sustainability. In total, 44 measures were provided to monitor implementation outcomes. However, most of the quantitative measures were based on the (relative) number of entered reports. Qualitative measures were reported in relation to the 'quality of the report'. In general, the measures were poorly specified.
Conclusion: There is an underestimated need to develop validated 'implementation patient safety indicator(s) (sets)' to monitor implementation outcomes of reporting and learning systems. We also identified a potential need to facilitate awareness of the concept of implementation success and its relevance for patient safety. Drafts of indicators that could be used as a starting point for the further development of 'implementation patient safety indicators' were provided.
 

Fonte:
BMJ Open Quality ; 11(2): 2022. DOI: 10.1136/bmjoq-2021-001741.