Influenciando uma cultura de qualidade e segurança através de huddles

Natalia McCain ; Tysa Fergusson ; Teresa Barry Hultquist ; Carol Wahl ; Leeza Struwe
Título original:
Influencing a Culture of Quality and Safety Through Huddles
Resumo:

CONTEXTO: A literatura mostra que os huddles (reuniões rápidas) interdisciplinares ajudam a promover a comunicação clara e a notificação proativa de possíveis erros. PROBLEMA LOCAL: Modelos de organizações de alta confiabilidade (OAC) e de cultura justa foram implementados, mas a comunicação fragmentada da equipe sobre a segurança do paciente persistiu. Os huddles foram implementados para identificar e abordar questões de segurança do paciente. MÉTODOS: Foi utilizado um desenho pré/pós-intervenção. As métricas de segurança de eventos near miss e reais, a satisfação do paciente e as percepções do grupo de trabalho/satisfação dos funcionários foram medidas em três momentos ao longo de um ano. INTERVENÇÕES: Foram implementados huddles interdisciplinares diários para melhorar a comunicação, reduzir erros e melhorar a satisfação do paciente e dos funcionários. RESULTADOS: As notificações de near miss aumentaram ao longo dos períodos. A satisfação do paciente com a forma como a equipe trabalhou em conjunto para prestar cuidados aumentou significativamente ao longo do tempo. A satisfação dos funcionários e a percepção dos escores de comunicação, colaboração e segurança psicológica do grupo de trabalho melhoraram, no entanto, não foram estatisticamente significativas. CONCLUSÃO: A implementação de huddles demonstrou melhores resultados na segurança do paciente, satisfação do paciente e satisfação do funcionário/percepções do grupo de trabalho.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Literature shows that interdisciplinary huddles help promote clear communication and proactive reporting of potential errors. LOCAL PROBLEM: High reliability organization (HRO) and just culture models were implemented, yet fragmented team communication about patient safety remained. Huddles were implemented to identify and address patient safety issues. METHODS: A pre/postintervention design was used. Near-miss and actual event safety metrics, patient satisfaction, and employee satisfaction/work group perceptions were measured at 3 time points over 1 year. INTERVENTIONS: Daily interdisciplinary huddles were implemented to improve communication, reduce errors, and improve patient and employee satisfaction. RESULTS: Near-miss reporting increased across time points. Patient satisfaction with how the staff worked together to provide care significantly increased over time. Employee satisfaction and perception of work group communication, collaboration, and psychological safety scores improved, however, were not statistically significant. CONCLUSION: Implementing huddles demonstrated improved outcomes in patient safety, patient satisfaction, and employee satisfaction/work group perceptions.
 

Fonte:
J Cuidados de Enfermagem Qual ; 2022. DOI: 10.1097/NCQ.0000000000000642..