Iniciativas de apoio à prescrição por meio do e-Learning

MAXWELL, S. ; MUCKLOW, J.
Título original:
e-Learning initiatives to support prescribing
Resumo:

Um dos grandes desafios do ensino de graduação é preparar os estudantes para a prescrição médica. Os estudantes devem desenvolver uma compreensão da farmacologia clínica e adquirir conhecimentos sobre medicamentos e terapias, além da capacidade de elaborar prescrições para pacientes individuais diante das múltiplas variáveis. A tarefa de oferecer a formação necessária para que os estudantes atinjam esses atributos recai sobre um número limitado de professores, que se veem cada vez mais ocupados com compromissos clínicos. Existem evidências de que a formação atual é insuficiente para atender às exigências do local de trabalho. O e-learning representa uma oportunidade para melhorar a experiência de aprendizagem. As vantagens para os professores são uma melhor distribuição do conteúdo a ser ensinado, a facilidade de atualização, a padronização e o acompanhamento das atividades dos alunos. As vantagens para os alunos são a facilidade de acesso, uma maior interatividade e a possibilidade de escolher individualmente o ritmo e a combinação dos conteúdos da aprendizagem. Algumas desvantagens importantes são o montante considerável de recursos necessários para desenvolver projetos de e-learning e as dificuldades na simulação de alguns aspectos da experiência de prescrição na vida real. Alguns dos pré-requisitos para o desenvolvimento de um programa de apoio à prescrição por meio do e-learning são a expertise acadêmica, o apoio institucional, os serviços tecnológicos de ensino e um ambiente efetivo de aprendizagem virtual. O conteúdo do e-learning pode variar desde complexas sessões interativas de aprendizagem até páginas da web com links. Já é possível simular decisões de prescrição e avaliar os alunos que delas participam, o que ainda irá melhorar com os avanços na área da realidade virtual. Outros conteúdos poderão incluir elaboração de formulários de medicamentos, exercícios de autoavaliação (p.ex., cálculos), um glossário e uma biblioteca virtual. Existem algumas evidências sobre a efetividade do e-learning, mas são necessários maiores estudos sobre seu possível impacto sobre a prática da prescrição.

Resumo Original:

Preparing medical students to prescribe is a major challenge of undergraduate education. They must develop an understanding of clinical pharmacology and acquire knowledge about drugs and therapeutics, as well as the skills to prescribe for individual patients in the face of multiple variables. The task of delivering the learning required to achieve these attributes relies upon limited numbers of teachers, who have increasingly busy clinical commitments. There is evidence that training is currently insufficient to meet the demands of the workplace. e-Learning provides an opportunity to improve the learning experience. The advantages for teachers are improved distribution of learning content, ease of update, standardization and tracking of learner activities. The advantages for learners are ease of access, greater interactivity and individual choice concerning the pace and mix of learning. Important disadvantages are the considerable resource required to develop e-Learning projects and difficulties in simulating some aspects of the real world prescribing experience. Pre-requisites for developing an e-Learning programme to support prescribing include academic expertise, institutional support, learning technology services and an effective virtual learning environment. e-Learning content might range from complex interactive learning sessions through to static web pages with links. It is now possible to simulate and provide feedback on prescribing decisions and this will improve with advances in virtual reality. Other content might include a student formulary, self-assessment exercises (e.g. calculations), a glossary and an on-line library. There is some evidence for the effectiveness of e-Learning but better research is required into its potential impact on prescribing.

Keywords: education; e-Learning; medical student; patient safety; prescribing; prescribing errors.

Fonte:
British Journal of Clinical Pharmacology ; 74(4): 621-631; 2012. DOI: 10.1111/j.1365-2125.2012.04300.x.
DECS:
Aprendizagem, prescrições, farmacologia clínica, educação médica continuada