Inquérito hospitalar sobre a cultura de segurança do paciente no Hospital Geral de Sarawak: um estudo transversal

R J Alex Kim ; Z H Chin  ; P Sharlyn ; B Priscilla ; S Josephine
Título original:
Hospital Survey on Patient Safety Culture in Sarawak General Hospital: A Cross Sectional Study
Resumo:

Introdução: A segurança do paciente é definida como “a prevenção de danos causados por erros de comissão e omissão”. A cultura de segurança do paciente é um dos importantes fatores que determinam a segurança e a qualidade do cuidado de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar as opiniões e percepções dos profissionais da saúde sobre a cultura de segurança do paciente no Hospital Geral de Sarawak (SGH). 

Métodos: Em 2018, realizamos no SGHUm estudo transversal, que utilizou o Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture, HSOPSC), foi realizado. Utilizamos uma amostragem aleatória para selecionar uma ampla gama de profissionais no SGH. Entre março e abril de 2018, distribuímos um questionário autoadministrado a 500 profissionais do hospital, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais clínicos e não clínicos. Ao todo, 407 participantes preencheram adequadamente o questionário; portanto, a taxa de resposta final do inquérito foi de 81,4%. Este estudo utilizou o software SPSS 22.0 para Windows e a Hospital Data Entry and Analysis Tool, que utiliza o Microsoft Excel e foi desenvolvida pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos para realizar análises estatísticas sobre dados de inquéritos. 

Resultados: A maioria dos participantes classificou a segurança do paciente em geral como aceitável (63,1%) e apenas 3,4% a classificaram como excelente. A pontuação geral de segurança do paciente foi de 50,1%. Em sua maioria, os escores relacionados às dimensões foram mais baixos que os escores de referência (64,8%). De modo geral, o percentual médio de respostas positivas para todas as dimensões foi inferior aos dados providos pela AHRQ, exceto para “Aprendizagem organizacional – melhoria contínua”, que também apresentou o maior percentual médio de respostas positivas (80%), superando os dados da AHRQ (73%). Os resultados demonstraram que o SGH tem uma boa oportunidade de melhorar ao longo do tempo, à medida que ganha experiência e acumula conhecimentos. Por outro lado, a menor porcentagem de respostas positivas foi para “resposta não punitiva aos erros” (18%), o que significa que os profissionais, em sua maioria, acreditam que serão punidos por erros decorrentes do cuidado de saúde. 

Conclusões: O nível de cultura de segurança do paciente no SGH é aceitável, e, em sua maioria, os escores relacionados às dimensões foram inferiores aos escores de referência. O SGH, como uma organização em processo de aprendizagem, também deve abordar questões ligadas aos contingentes de pessoal, melhorar as transferências e transições no cuidado e desenvolver uma cultura não punitiva em resposta à ocorrência de erros. 

Resumo Original:

Introduction: Patient safety is defined as 'the prevention of harm caused by errors of commission and omission'. Patient safety culture is one of the important determining factor in safety and quality in healthcare. The purpose of this study is to assess the views and perceptions of health care professionals about patient safety culture in Sarawak General Hospital (SGH). 

Methods: A cross-sectional study, using the 'Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC)' questionnaire was carried out in 2018 in SGH. Random sampling was used to select a wide range of staff in SGH. A self-administered questionnaire was distributed to 500 hospital staff consisting of doctors, nurses, pharmacist and other clinical and non-clinical staff, conducted from March to April 2018. A total of 407 respondents successfully completed the questionnaire. Therefore, the final response rate for the survey was 81.4%. This study used SPSS 22.0 for Windows and Hospital Data Entry and Analysis Tool that works with Microsoft Excel developed by United States Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) to perform statistical analysis on the survey data. 

Results: Majority of the respondents graded the overall patient safety as acceptable (63.1%) while only 3.4% graded as excellent. The overall patient safety score was 50.1% and most of the scores related to dimensions were lower than the benchmark scores (64.8%). Generally, the mean positive response rate for all the dimensions were lower than composite data of AHRQ, except for "Organizational Learning - Continuous Improvement", which is also the highest positive response rate (80%), higher than AHRQ data (73%). The result showed that SGH has a good opportunity to improve over time as it gains experience and accumulates knowledge. On the other hand, the lowest percentage of positive responses was "Non-punitive response to error" (18%), meaning that most of the staff perceived that they will be punished for medical error. 

Conclusions: The level of patient safety culture in SGH is acceptable and most of the scores related to dimensions were lower than benchmark score. SGH as a learning organisation should also address the issues of staffing, improving handoff and transition and develop a non-punitive culture in response to error. ement; Safety climate; Safety rule violation; Team reflexivity. omia; rondas à beira do leito; cultura; cuidado centrado no paciente; apresentações de alunos; supervisão. 

Fonte:
Med J Malaysia ; 74(5): 385-388; 2020.