Integração de pesquisa, melhoria da qualidade e educação médica para melhorar a passagem de casos e tornar o cuidado mais seguro: disseminação, adaptação e implementação do programa I-PASS

STARNER, A. J. ; SPECTOR, N. D. ; WEST, D.C. ; SRIVASTAVA, R. ; SECTISH, T. C. ; LANDRIGAN, C. P.
Título original:
Integrating Research, Quality Improvement, and Medical Education for Better Handoffs and Safer Care: Disseminating, Adapting, and Implementing the I-PASS Program
Resumo:

Contexto: Em 2009, foi formado o Grupo de Estudos I-PASS, que conta com especialistas em segurança do paciente, educação médica, pesquisa em serviços de saúde e especialistas clínicos de várias instituições dos Estados Unidos e do Canadá. Quando o Programa de Passagem de Casos I-PASS, desenvolvido pelo Grupo de Estudo, foi implementado em nove hospitais, observou-se uma redução de 30% nos danos por erros no cuidado de saúde e melhorias significativas nos processos de passagem de casos, sem qualquer efeito adverso no fluxo de trabalho dos prestadores do cuidado.

Métodos: A fim de disseminar e adaptar efetivamente o I-PASS para o uso em diferentes especialidades e disciplinas, após a publicação do estudo inicial foi realizada uma série de projetos de divulgação e implementação financiados pelo governo federal e pela iniciativa privada. Os resultados destes esforços serviram como base para iniciativas em andamento destinadas a continuar adaptando e ampliando o programa.

Resultados: No momento em que este artigo é escrito, os membros do Grupo de Estudo I-PASS já trabalharam diretamente com mais de 50 hospitais para facilitar a implementação do programa. Para difundir ainda mais o I-PASS, os membros do Grupo de Estudo fizeram centenas de apresentações acadêmicas, incluindo plenárias em reuniões científicas, seminários e sessões clínicas institucionais. Cerca de 3.563 pessoas, representando mais de 500 instituições dos 50 estados dos Estados Unidos, Distrito de Columbia, Porto Rico e outros 57 países, pediram acesso aos materiais do I-PASS. Mais recentemente, o I-PASSSM Patient Safety Institute desenvolveu uma plataforma de treinamento por imersão virtual, ferramentas móveis de observação de passagens de casos e processos para facilitar ainda mais a disseminação do programa.

Conclusão: A implementação do I-PASS tem estado associada a melhorias substanciais na segurança do paciente e pode ser aplicada a uma série de disciplinas e tipos de passagens de casos. A implementação generalizada do I-PASS tem o potencial de melhorar consideravelmente a segurança do paciente nos Estados Unidos e em outros países.

Resumo Original:

Background: In 2009 the I-PASS Study Group was formed by patient safety, medical education, health services research, and clinical experts from multiple institutions in the United States and Canada. When the I-PASS Handoff Program, which was developed by the I-PASS Study Group, was implemented in nine hospitals, it was associated with a 30% reduction in injuries due to medical errors and significant improvements in handoff processes, without any adverse effects on provider work flow.

Methods: To effectively disseminate and adapt I-PASS for use across specialties and disciplines, a series of federally and privately funded dissemination and implementation projects were carried out following the publication of the initial study. The results of these efforts have informed ongoing initiatives intended to continue adapting and scaling the program.

Results: As of this writing, I-PASS Study Group members have directly worked with more than 50 hospitals to facilitate implementation of I-PASS. To further disseminate I-PASS, Study Group members delivered hundreds of academic presentations, including plenaries at scientific meetings, workshops, and institutional Grand Rounds. Some 3,563 individuals, representing more than 500 institutions in the 50 states in the United States, the District of Columbia, Puerto Rico, and 57 other countries, have requested access to I-PASS materials. Most recently, the I-PASSSM Patient Safety Institute has developed a virtual immersion training platform, mobile handoff observational tools, and processes to facilitate further spread of I-PASS.

Conclusion: Implementation of I-PASS has been associated with substantial improvements in patient safety and can be applied to a variety of disciplines and types of patient handoffs. Widespread implementation of I-PASS has the potential to substantially improve patient safety in the United States and beyond.

Fonte:
Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety / Joint Commission Resources ; 43(7): 319-329; 2017. DOI: 10.1016/j.jcjq.2017.04.001.
Autor institucional: 
I-PASS Study Group