Integrando a ciência da implementação em um projeto colaborativo para o aprendizado em melhoria da qualidade e segurança do paciente: ingredientes essenciais e impacto

Lianne Jeffs ; Frances Bruno ; Rui Lin Zeng ; Noah Schonewille ; Kim Kinder ; Gina De Souza ; Maryanne D'Arpino
Título original:
Integrating Implementation Science in a Quality and Patient Safety Improvement Learning Collaborative: Essential Ingredients and Impact
Resumo:

Integrando a ciência da implementação em um projeto colaborativo para o aprendizado em melhoria da qualidade e segurança do paciente: ingredientes essenciais e impacto
Valorizar a participação de especialistas em implementação e instrutores são ingredientes essenciais 
Contexto: Poucos estudos exploram os fatores contextuais que explicam por que e como funcionam os projetos colaborativos de melhoria da qualidade (PCMQs). Com esse objetivo, realizamos um estudo de métodos mistos para melhorar nossa compreensão sobre o que funciona, para quem e em qual contexto entre os participantes de um PCMQ canadense de alcance nacional. Métodos: Os autores usaram uma abordagem de métodos mistos que consistiu em um inquérito por escrito e entrevistas telefônicas de 30 a 45 minutos com membros de equipes do projeto colaborativo, treinadores e líderes sênior das organizações participantes do projeto de melhoria da segurança (PMS) para identificar os elementos essenciais de uma abordagem integrada envolvendo a ciência da implementação/tradução de conhecimentos, melhoria da qualidade (MQ), segurança do paciente e aprendizagem colaborativa/abordagem em rede para melhorar a segurança e a qualidade e desenvolver capacidades de implementação. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas. Os dados das entrevistas foram analisados por três membros da equipe usando a análise temática e o desenvolvimento de um esquema de codificação dos temas emergentes. Resultados: Quatro temas surgiram como elementos essenciais: (1) integrar a ciência da implementação no projeto colaborativo para aprendizagem em MQ/segurança do paciente, (2) reforçar e promover a conscientização sobre a ciência da implementação através de um especialista em implementação, (3) valorizar a busca por sentido e as estratégias compartilhadas pelos instrutores e (4) enfrentar os desafios de implementação amplificados pela pandemia de COVID-19. As equipes também relataram melhorias no trabalho em equipe e nos resultados do cuidado como resultado da participação no PCMQ. Conclusão: Os resultados deste estudo dão uma visão mais aprofundada dos "ingredientes essenciais" (especialistas em implementação, instrutores), baseando-se em uma abordagem integrada que aproveitou elementos de MQ, segurança do paciente e ciência da implementação. As organizações podem usar as principais lições sobre a melhor forma de implementar projetos de qualidade e segurança, aproveitando as percepções dos especialistas em implementação e dos instrutores em uma abordagem integrada de aprendizagem em rede. 
 

Resumo Original:

Background: There is a current lack of research exploring the contextual factors of why and how quality improvement collaboratives (QICs) work. To this end, a mixed methods study was undertaken to improve our understanding of what works for whom and in what context among participants in a nationwide Canadian QIC. Methods: The authors used a mixed methods approach consisting of a written survey and 30-to-45-minute telephone interviews with collaborative team members, coaches, and senior leaders of participating safety improvement project (SIP) organizations to identify the essential elements of an integrated approach involving implementation science/knowledge translation, quality improvement (QI), patient safety, and collaborative learning/networked approach to enhancing safety and quality and building implementation capabilities. Survey data were analyzed using descriptive statistics. Interview data were analyzed by three team members using thematic analysis and development of an emergent coding schema. Results: Four themes emerged as the essential elements: (1) integrating implementation science into the QI/patient safety learning collaborative; (2) reinforcing of and opening eyes to implementation science by an expert implementation specialist; (3) valuing the sense making and strategies shared by coaches; and (4) experiencing challenges to implementation amplified by the COVID-19 pandemic. Teams also reported improvements in teamwork and patient outcomes as a result of participating in the QIC. Conclusion: This study's findings provide deeper insight into the “essential ingredients” (expert implementation specialist, coaches) grounded in an integrated approach that drew from QI, patient safety, and implementation science. Organizations can use the key learnings on how best to implement quality and safety projects by leveraging the sense making of the expert implementation specialist and coaches in an integrated networked learning approach. 
 

Fonte:
Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety / Joint Commission Resources ; 49(5): 255-264; 2023. DOI: 10.1016/j.jcjq.2023.02.001.