Integração de dados médicos usando padrões HL7 para a identificação rápida de pacientes

Adi A AlQudah ; Mostafa Al-Emran ; Khaled Shaalan
Título original:
Medical data integration using HL7 standards for patient's early identification
Resumo:

A integração dos sistemas de informação é fundamental, especialmente no domínio da saúde, pois os requisitos de interoperabilidade estão relacionados à satisfação, confidencialidade e segurança dos dados dos pacientes. O objetivo deste estudo é propor uma solução baseada na integração entre uma solução de gestão de filas (queue management solution, QMS) e prontuários médicos eletrônicos (PMEs) utilizando os protocolos Health Level Seven (HL7) e Extensible Markup Language (XML). A solução proposta facilita o autocheck-in do paciente ao entrar em uma organização de saúde nos Emirados Árabes Unidos. A solução visa minimizar os tempos de espera no serviço ambulatorial pela identificação rápida de pacientes que possuem uma carteira de identidade nacional dos Emirados Árabes — tanto cidadãos nacionais quanto estrangeiros residentes no país. Os componentes de integração, o design da solução e as mensagens personalizadas em XML e HL7 são apresentados neste artigo. Além disso, o estudo inclui um experimento de simulação ao longo de semanas de controle e intervenção com 517 consultas válidas. O objetivo do experimento foi avaliar a jornada total do paciente e cada etapa clínica relacionada, comparando a “identificação de rotina” com os processos de “autocheck-in do paciente”, no caso de consultas marcadas. Uma constatação importante foi que a solução proposta é eficiente e poderia reduzir o “tempo de jornada do paciente” em mais de 14 minutos e o “tempo para identificar” o paciente em 10 minutos. Também observamos uma queda significativa no tempo de espera até a triagem e no tempo para a conclusão do processo de triagem. Em conclusão, a solução proposta é considerada inovadora e pode aumentar a eficiência de toda a jornada do paciente.
Chamada: Autores buscam fornecer uma nova solução inovadora através da integração de várias soluções tecnológicas na área da saúde.
 

Resumo Original:

Integration between information systems is critical, especially in the healthcare domain, since interoperability requirements are related to patients' data confidentiality, safety, and satisfaction. The goal of this study is to propose a solution based on the integration between queue management solution (QMS) and the electronic medical records (EMR), using Health Level Seven (HL7) protocols and Extensible Markup Language (XML). The proposed solution facilitates the patient's self-check-in within a healthcare organization in UAE. The solution aims to help in minimizing the waiting times within the outpatient department through early identification of patients who hold the Emirates national ID cards, i.e., whether an Emirati or expatriates. The integration components, solution design, and the custom-designed XML and HL7 messages were clarified in this paper. In addition, the study includes a simulation experiment through control and intervention weeks with 517 valid appointments. The experiment goal was to evaluate the patient's total journey and each related clinical stage by comparing the "routine-based identification" with the "patient's self-check-in" processes in case of booked appointments. As a key finding, the proposed solution is efficient and could reduce the "patient's journey time" by more than 14 minutes and "time to identify" patients by 10 minutes. There was also a significant drop in the waiting time to triage and the time to finish the triage process. In conclusion, the proposed solution is considered innovative and can provide a positive added value for the patient's whole journey.

Fonte:
PLoS ONE ; 16(12): e0262067.; 2022. DOI: 10.1371/journal.pone.0262067.