Intervenção de comunicação interdisciplinar e interprofissional: como a segurança psicológica favorece a comunicação e aumenta a segurança do paciente

Johanna Elisa Dietl ; Christina Derksen ; Franziska Maria Keller ; Sonia Lippke
Título original:
Interdisciplinary and interprofessional communication intervention: How psychological safety fosters communication and increases patient safety
Resumo:

CONTEXTO: O trabalho e a comunicação eficazes em equipe são fundamentais para a segurança do paciente e a qualidade do cuidado. Os erros de comunicação e falhas humanas são considerados a principal fonte de danos aos pacientes. Por isso, é necessário realizar o treinamento em equipe centrado na comunicação e na criação de ambientes psicologicamente seguros. Isto pode facilitar a superação de desafios de comunicação e trabalho em equipe, prevenir riscos à segurança do paciente e melhorar as percepções sobre o desempenho em equipe. Há poucos estudos sobre intervenções de comunicação que permitam compreender os mecanismos psicológicos envolvidos nesses processos. Por isso, este estudo investigou os mecanismos de uma intervenção interpessoal em equipe voltada à comunicação e examinou a relação entre segurança psicológica, segurança do paciente e percepções sobre o desempenho em equipe, utilizando o modelo de eficácia em equipe baseado em entradas-processos-saídas. MÉTODOS: Antes e depois de uma intervenção de comunicação com duração de 4 horas para equipes multidisciplinares, administramos um questionário em papel a 137 profissionais da saúde das unidades obstétricas de dois hospitais universitários. Analisamos as mudanças ocorridas após a intervenção nas percepções sobre a comunicação, os riscos à segurança do paciente e o desempenho em equipe utilizando testes t. Para examinar os mecanismos relacionados à segurança psicológica e ao comportamento de comunicação, conduzimos análises de mediação. RESULTADOS: Em média, as percepções sobre os riscos à segurança do paciente foram mais baixas após a intervenção do que antes (M(T1)=3,220, DP(T1)=0,735; M(T2)=2,887, DP(T2)=0,902). Esta mudança foi estatisticamente significativa (t (67)=2,760, p=0,007). No entanto, não foi encontrado um efeito semelhante nas percepções sobre a comunicação interpessoal e o desempenho em equipe. Os resultados ilustram o papel mediador da comunicação interpessoal entre a segurança psicológica e o desempenho de segurança operacionalizado como percepções sobre os riscos à segurança do paciente (α1∗β1=-0,163, IC 95% [-0,310 a -0,046]) e desempenho em equipe (α1∗β1=0,189, IC 95% [0,044 a 0,370]). DISCUSSÃO: Este estudo demonstra os mecanismos psicológicos do treinamento para a comunicação em equipe e a forma como promove o desempenho de segurança e a segurança psicológica como precursores importantes para a comunicação interpessoal. Os resultados destacam a importância do trabalho em equipe para a segurança do paciente. O treinamento interpessoal e interprofissional em equipe representa uma abordagem inovadora, pois reúne empiricamente a comunicação e a colaboração interpessoal no contexto da segurança do paciente. A pesquisa futura deve trabalhar em medidas de acompanhamento, estudadas através de estudos controlados e randomizados, para ampliar a compreensão sobre as mudanças ao longo do tempo.
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Effective teamwork and communication are imperative for patient safety and quality care. Communication errors and human failures are considered the main source of patient harm. Thus, team trainings focusing on communication and creating psychologically safe environments are required. This can facilitate challenging communication and teamwork scenarios, prevent patient safety risks, and increase team performance perception. The sparse research concerning communication interventions calls for an understanding of psychological mechanisms. Therefore, this study investigated mechanisms of an interpersonal team intervention targeting communication and the relation of psychological safety to patient safety and team performance perception based on the applied input-process-output model of team effectiveness. METHODS: Before and after a 4-h communication intervention for multidisciplinary teams, a paper-pencil survey with N = 137 healthcare workers from obstetric units of two university hospitals was conducted. Changes after the intervention in perceived communication, patient safety risks, and team performance perception were analyzed via t-tests. To examine psychological mechanisms regarding psychological safety and communication behavior, mediation analyses were conducted. RESULTS: On average, perceived patient safety risks were lower after the intervention than before the intervention (M(T1) = 3.220, SD(T1) = 0.735; M(T2) = 2.887, SD(T2) = 0.902). This change was statistically significant (t (67) = 2.760, p =.007). However, no such effect was found for interpersonal communication and team performance perception. The results illustrate the mediating role of interpersonal communication between psychological safety and safety performances operationalized as perceived patient safety risks (α1∗β1 = -0.163, 95% CI [-0.310, -0.046]) and team performance perception (α1∗β1 = 0.189, 95% CI [0.044, 0.370]). DISCUSSION: This study demonstrates the psychological mechanisms of communication team training to foster safety performances and psychological safety as an important predecessor for interpersonal communication. Our results highlight the importance of teamwork for patient safety. Interpersonal and interprofessional team training represents a novel approach as it empirically brings together interpersonal communication and collaboration in the context of patient safety. Future research should work on follow-up measures in randomized-controlled trials to broaden an understanding of changes over time.

Fonte:
Frontiers in Psychology ; 14: 2023. DOI: doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1164288.