Intervenções de tradução de conhecimento mediada pelo paciente (TCP) em consultas ambulatoriais: uma revisão sistemática

GAGLIARDI, A. R. ; LÉGARÉ, F. ; BROUWERS, M. C. ; WEBSTER, F. ; BRADLEY, E. ; STRAUSS, S.
Título original:
Patient-mediated knowledge translation (PKT) interventions for clinical encounters: A systematic review
Resumo:

Contexto: As intervenções de tradução de conhecimento mediada pelo paciente (TCP) fazem com que os pacientes se envolvam em seu próprio cuidado de saúde. Não se sabe ao certo quais intervenções de TCP são eficazes. Procuramos descrever os tipos e o impacto das intervenções de TCP. 

Métodos: Realizamos uma revisão sistemática de intervenções de TCP, definidas como estratégias que informam, educam e envolvem os pacientes em seu próprio cuidado de saúde. Fizemos buscas nas bases de dados MEDLINE, EMBASE e Cochrane Library, procurando estudos em língua inglesa, publicados no período de 2005 a 2014, que avaliassem intervenções de TCP aplicadas imediatamente antes, durante ou após a conclusão de consultas ambulatoriais de pacientes com artrite ou câncer. Extraímos dados sobre as características do estudo e da intervenção de TCP (teoria, conteúdo, aplicação, duração, profissionais, momento) e os resultados. As intervenções foram caracterizadas segundo o tipo de envolvimento do paciente (informar, ativar, colaborar). Realizamos uma análise de conteúdo e apresentamos um resumo das estatísticas. 

Resultados: Dos 694 estudos encontrados, 16 foram considerados elegíveis (5 sobre artrite, 11 sobre câncer; 12 ECRs, 4 estudos de coorte; risco de viés baixo em 7, incerto em 3, alto em 6 estudos). As intervenções de TCP incluíram material impresso em 10 estudos (brochuras, folhetos, diversos materiais impressos, listas de websites), material eletrônico em 10 estudos (vídeos, softwares, websites) e aconselhamento em 2 estudos. Elas foram realizadas antes, durante e após a consulta em 4, 1 e 4 estudos, respectivamente; como intervenções únicas ou multifacetadas em 10 e 6 estudos, respectivamente; e por médicos, educadores de saúde, pesquisadores e voluntários em 4, 3, 5 e 1 estudos, respectivamente. A maior parte das intervenções informou ou ativou os pacientes. Todos os estudos alcançaram um impacto positivo em uma ou mais medidas de conhecimento, na tomada de decisões, na comunicação e no comportamento dos pacientes. Estes resultados foram independentes da doença, da intervenção de TCP, do momento, do profissional, do tipo de envolvimento ou do tipo de aplicação (simples ou multifacetada). Nenhum estudo avaliou os danos aos pacientes, nem foram realizadas intervenções para ajudar os prestadores de cuidado de saúde a aplicarem a intervenção de TCP. Dois estudos avaliaram o impacto de intervenções de TCP destinadas a pacientes sobre os prestadores de cuidado. 

Conclusões: Intervenções simples que utilizaram materiais impressos alcançaram resultados benéficos, assim como as intervenções mais complexas. Poucos estudos foram elegíveis e nenhum estudo avaliou os danos aos pacientes nem os resultados sobre os prestadores de cuidado. São necessários novos estudos para avaliar essas intervenções de TCP em mais pacientes ou em pacientes com diferentes doenças, os diferentes tipos de intervenção de TCP para pacientes e prestadores de cuidado de saúde e os possíveis danos associados às intervenções.

Resumo Original:

Background: Patient-mediated knowledge translation (PKT) interventions engage patients in their own health care. Insight on which PKT interventions are effective is lacking. We sought to describe the type and impact of PKT interventions.

Methods: We performed a systematic review of PKT interventions, defined as strategies that inform, educate and engage patients in their own health care. We searched MEDLINE, EMBASE and the Cochrane Library from 2005 to 2014 for English language studies that evaluated PKT interventions delivered immediately before, during or upon conclusion of clinical encounters to individual patients with arthritis or cancer. Data were extracted on study characteristics, PKT intervention (theory, content, delivery, duration, personnel, timing) and outcomes. Interventions were characterized by type of patient engagement (inform, activate, collaborate). We performed content analysis and reported summary statistics.

Results: Of 694 retrieved studies, 16 were deemed eligible (5 arthritis, 11 cancer; 12 RCTs, 4 cohort studies; 7 low, 3 uncertain, 6 high risk of bias). PKT interventions included print material in 10 studies (brochures, booklets, variety of print material, list of websites), electronic material in 10 studies (video, computer program, website) and counselling in 2 studies. They were offered before, during and after consultation in 4, 1 and 4 studies, respectively; as single or multifaceted interventions in 10 and 6 studies, respectively; and by clinicians, health educators, researchers or volunteers in 4, 3, 5 and 1 study, respectively. Most interventions informed or activated patients. All studies achieved positive impact in one or more measures of patient knowledge, decision-making, communication and behaviour. This was true regardless of condition, PKT intervention, timing, personnel, type of engagement or delivery (single or multifaceted). No studies assessed patient harms, or interventions for providers to support PKT intervention delivery. Two studies evaluated the impact on providers of PKT interventions aimed at patients.

Conclusions: Single interventions involving print material achieved beneficial outcomes as did more complex interventions. Few studies were eligible, and no studies evaluated patient harms, or provider outcomes. Further research is warranted to evaluate these PKT interventions in more patients, or patients with different conditions; different types of PKT interventions for patients and for providers; and potential harms associated with interventions.

Fonte:
Implementation Science : IS ; 11(26): 2-13; 2016. DOI: 10.1186/s13012-016-0389-3.
Nota Geral:

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