Introdução à segurança do paciente/melhoria de qualidade, Parte IV: Segurança psicológica – fatores relacionados a bons resultados e ao bem-estar

Nausheen Jamal ; VyVy N Young ; Jo Shapiro ; Michael J Brenner ; Cecelia E Schmalbach
Título original:
Patient Safety/Quality Improvement Primer, Part IV: Psychological Safety-Drivers to Outcomes and Well-being
Resumo:

A segurança psicológica é a situação na qual uma pessoa se sente à vontade para fazer perguntas, expressar ideias ou preocupações e assumir riscos sem o receio indevido de sofrer humilhações ou críticas. No setor da saúde, a segurança psicológica está associada a melhores resultados de segurança do paciente, maior envolvimento de profissionais e maior criatividade. Uma cultura de segurança psicológica é fundamental para garantir o bem-estar e a satisfação dos médicos, o que, por sua vez, afeta diretamente a prestação do cuidado. Para os profissionais da saúde, a segurança psicológica cria um ambiente propício à confiança e à abertura, permitindo que a equipe se concentre em um cuidado de alta qualidade. Por outro lado, a falta de profissionalismo reduz a segurança psicológica e põe em risco a cultura da organização. Esta introdução à segurança do paciente/melhoria da qualidade considera as barreiras e os fatores facilitadores para a segurança psicológica no cuidado de saúde, descreve os princípios para a criação de um ambiente psicologicamente seguro e apresenta estratégias para lidar com conflitos, microagressões e lapsos de profissionalismo. As pessoas e organizações têm a responsabilidade comum de promover a segurança psicológica por meio de políticas proativas, métodos de gestão de conflitos, intervenções para gerir microagressões e o cultivo da inteligência emocional.
 

Resumo Original:

Psychological safety is the concept that an individual feels comfortable asking questions, voicing ideas or concerns, and taking risks without undue fear of humiliation or criticism. In health care, psychological safety is associated with improved patient safety outcomes, increased clinician engagement, and greater creativity. A culture of psychological safety is imperative for physician well-being and satisfaction, which in turn directly affect delivery of care. For health care professionals, psychological safety creates an environment conducive to trust and openness, enabling the team to focus on high-quality care. In contrast, unprofessional behavior reduces psychological safety and threatens the culture of the organization. This patient safety/quality improvement primer considers the barriers and facilitators to psychological safety in health care; outlines principles for creating a psychologically safe environment; and presents strategies for managing conflict, microaggressions, and lapses in professionalism. Individuals and organizations share the responsibility of promoting psychological safety through proactive policies, conflict management, interventions for microaggressions, and cultivation of emotional intelligence.

Fonte:
Otolaryngol Head Neck Surg ; 168(4): 881-888; 2023. DOI: 10.1177/01945998221126966..