Introdução de uma lista de verificação da segurança em dois serviços de emergência em hospitais do Reino Unido: um estudo qualitativo da sua implementação e uso pelos profissionais

Tracey Stone ; Jon Banks ; Heather Brant ; Joanna Kesten ; Emma Redfern ; Ann Remmers ; Sabi Redwood
Título original:
The introduction of a safety checklist in two UK hospital emergency departments: A qualitative study of implementation and staff use
Resumo:

OBJETIVOS: Explorar em que medida uma lista de verificação concebida para promover a segurança do paciente em serviços de emergência hospitalares é reconhecida e utilizada pelos profissionais. CONTEXTO: O excesso de pacientes em serviços de emergência do Reino Unido dificulta a identificação de sinais de deterioração clínica pelos profissionais que os monitoram. Um hospital do Reino Unido desenvolveu uma lista de verificação da segurança em serviços de emergência para garantir que os pacientes sejam monitorados regularmente. A seguir, foi implementada em seis hospitais, e a sua utilização foi recomendada em todo o National Health Service da Inglaterra. MÉTODOS: Realizamos um estudo qualitativo em dois serviços de emergência de hospitais do Reino Unido. A coleta de dados envolveu 66 horas de observação não participante e entrevistas com 26 profissionais. As observações foram realizadas em diversos dias e horários. As entrevistas envolveram uma variedade de profissionais. Realizamos uma análise temática dos dados. O estudo foi realizado de acordo com as diretrizes COREQ. RESULTADOS: Os profissionais descreveram a lista de verificação da segurança no serviço de emergência como um alerta e um lembrete útil para monitorar os sinais vitais dos pacientes e outros aspectos do cuidado. Também foi descrita como efetiva na comunicação do estado de saúde dos pacientes a outros profissionais. No entanto, o preenchimento da lista de verificação também foi descrito como uma tarefa que poderia ser negligenciada durante períodos mais atarefados. Durante a implementação, a lista de verificação foi promovida aos profissionais de maneiras que obscureciam a sua função principal, que é a de manter a segurança do paciente. CONCLUSÕES: A lista de verificação da segurança no serviço de emergência pode apoiar os profissionais na manutenção da segurança do paciente. No entanto, não foi plenamente reconhecida pelos profissionais como um componente central da prática clínica diária. RELEVÂNCIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA: A lista de verificação da segurança no serviço de emergência foi desenvolvida em resposta à superlotação dos ambientes de saúde. Para que o seu potencial seja plenamente aproveitado, os serviços de emergência devem tomar as seguintes medidas durante a implementação: (a) concentrar-se na sua função central, que é a segurança clínica, (b) integrar plenamente a lista de verificação no fluxo de trabalho existente e (c) empregar uma abordagem departamental, baseada nas equipes de saúde, para a sua implementação e o treinamento dos profissionais.

Resumo Original:

Abstract
Aims and objectives
To explore the extent to which a checklist designed to support patient safety in hospital Emergency Departments was recognised and used by staff.

Background
Patient crowding in UK Emergency Departments makes it difficult for staff to monitor all patients for signs of clinical deterioration. An Emergency Department Safety Checklist was developed at a UK hospital to ensure patients are regularly monitored. It was subsequently implemented in six hospitals and recommended for use across the National Health Service in England.

Methods
This was a qualitative study in two UK hospital Emergency Departments. Data collection consisted of sixty‐six hours of nonparticipant observation and interviews with twenty‐six staff. Observations were sampled across different days and times. Interviews sampled a range of staff. Data were analysed thematically. The study was undertaken in accordance with COREQ guidelines.

Results
Staff described the Emergency Department Safety Checklist as a useful prompt and reminder for monitoring patients' vital signs and other aspects of care. It was also reported as effective in communicating patient care status to other staff. However, completing the checklist was also described as a task which could be overlooked during busy periods. During implementation, the checklist was promoted to staff in ways that obscured its core function of maintaining patient safety.

Conclusions
The Emergency Department Safety Checklist can support staff in maintaining patient safety. However, it was not fully recognised by staff as a core component of everyday clinical practice.

Relevance to clinical practice
The Emergency Department Safety Checklist is a response to an overcrowded environment. To realise the potential of the checklist, emergency departments should take the following steps during implementation: (a) focus on the core function of clinical safety, (b) fully integrate the checklist into the existing workflow and (c) employ a departmental team‐based approach to implementation and training.

Fonte:
J Clin Nurs ; 2020. DOI: 10.1111/jocn.15184.