Mais buracos que um queijo suíço. O que impede a prestação de um cuidado de saúde eficaz, de alta qualidade e seguro na Inglaterra?

HIGNETT, S. ; LANG, A. ; PICKUP, L. ; IVES, C. ; FRAY, M. ; MCKEOWN, C. ; TAPLEY, S.
Título original:
More holes than cheese. What prevents the delivery of effective, high quality and safe health care in England?
Resumo:

O que impede a prestação de um cuidado de saúde eficaz, de alta qualidade e seguro no National Health Service (NHS) da Inglaterra? Este artigo apresenta 760 desafios que 330 profissionais do NHS descreveram como fatores que impedem a prestação de um cuidado eficaz, seguro e de alta qualidade. Alguns problemas já são conhecidos há mais de 25 anos (escassez de pessoal, problemas financeiros e complexidade dos pacientes), mas outros levantam questões sobre o compromisso do NHS com a segurança do paciente e dos profissionais. Por exemplo, uma Cultura Organizacional que leva a uma “burocracia sufocante” e que “joga contra o bom funcionamento” e uma Carga de Trabalho que resulta em “apagar incêndios diariamente” e viver num “estado de crise perpétua”. As contribuições dos profissionais sobre o papel dos Fatores Humanos/Ergonomia (envolvimento com cientistas da segurança) são discutidas no contexto de histórias de sucesso, com exemplos da Integração de Fatores Humanos a partir de outras indústrias nas quais a segurança é uma questão crítica (Defesa, Nuclear e Ferroviária). Resumo para profissionais clínicos: 760 desafios para a qualidade, eficácia e segurança do cuidado de saúde foram identificados em seminários de introdução aos Fatores Humanos/Ergonomia na Inglaterra. Os seminários são usados para instigar os profissionais da saúde a pensarem sobre uma abordagem de Integração de Fatores Humanos para a segurança, o bem-estar e o desempenho de todas as pessoas que prestam e recebem o cuidado de saúde.

Resumo Original:

What prevents the delivery of effective, high quality and safe health care in the National Health Service (NHS) in England? This paper presents 760 challenges which 330 NHS staff reported as preventing the delivery of effective, high quality and safe care. Some problems have been known for over 25 years (staff shortages, finance and patient complexity) but other challenges raise questions about the commitment of the NHS to patient and staff safety. For example, Organisational Culture leading to 'stifling bureaucracy', 'odds stacked against smooth […] working' and Workload resulting in 'firefighting daily' and 'perpetual crisis mode'. The role of Human Factors/Ergonomics professional input (engagement with safety scientists) is discussed in the context of success stories and examples of Human Factors Integration from other safety critical industries (Defence, Nuclear and Rail). Practitioner Summary: 760 challenges to the quality, effectiveness and safety of health care were identified at Human Factors/Ergonomics taster workshops in England. These are used to challenge health care providers to think about a Human Factors Integration (HFI systems) approach for safety, well-being and performance for all people involved in providing and receiving health care.

Fonte:
Ergonomics ; 61(1): 5-14; 2018. DOI: 10.1080/00140139.2016.1245446.