Mais que apenas um escore: um estudo qualitativo sobre os benefícios complementares da medição do desempenho

POWELL, A. A. ; WHITE, K. M. ; PARTIN, M. R. ; HALEK, K. ; HYASONG, S. J. ; ZARLING, E. ; KIRSH, S. R.
Título original:
More than a score: a qualitative study of ancillary benefits of performance measurement
Resumo:

Contexto: Estudos anteriores examinaram os efeitos clínicos dos sistemas de medição do desempenho. No que diz respeito à pesquisa dos efeitos não-clínicos, os estudos concentraram-se em suas consequências consequências negativas não-intencionais. Porém, esses mesmos sistemas também podem gerar benefícios complementares aos pacientes e aos prestadores, isto é, benefícios que vão além das melhorias em indicadores clínicos. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever os possíveis benefícios complementares dos indicadores de desempenho segundo a percepção dos profissionais da atenção primária e dos líderes de unidades num grande sistema de saúde dos EUA.

Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais com 59 profissionais da atenção primária e líderes de quatro unidades da Veterans Health Administration. As entrevistas transcritas foram codificadas e organizadas em categorias temáticas.

Resultados: Os profissionais de saúde entrevistados observaram que a implementação de práticas de medição do desempenho local pode resultar em aumento de conhecimento e motivação dos pacientes. Esses efeitos sobre os pacientes podem levar a melhores escores de desempenho e a benefícios adicionais. A implementação da medição do desempenho também pode resultar diretamente em benefícios complementares para os pacientes e os prestadores de cuidado de saúde. Os pacientes podem ficar mais satisfeitos com o cuidado de saúde e pode haver benefícios psicossociais associados à melhor comunicação entre prestadores e pacientes. Dentre os benefícios complementares da medição do desempenho para os prestadores estão um maior orgulho em relação ao desempenho individual ou organizacional e uma maior confiança de que a prática profissional se fundamenta na medicina baseada em evidências.

Conclusões: Uma compreensão aprofundada dos efeitos dos sistemas de medição do desempenho deve avaliar seus benefícios complementares, para além dos efeitos sobre os escores de desempenho clínico e as consequências negativas não-intencionais. Embora a maior parte dos estudos sobre a medição do desempenho tenha se concentrado no desempenho clínico, tanto o cuidado de saúde como a satisfação dos prestadores poderão melhorar mais rapidamente se todas as três categorias de efeitos forem consideradas durante o desenho e a avaliação dos sistemas de medição do desempenho

Resumo Original:

Background: Prior research has examined clinical effects of performance measurement systems. To the extent that non-clinical effects have been researched, the focus has been on negative unintended consequences. Yet, these same systems may also have ancillary benefits for patients and providers—that is, benefits that extend beyond improvements on clinical measures. The purpose of this study is to identify and describe potential ancillary benefits of performance measures as perceived by primary care staff and facility leaders in a large US healthcare system.

Methods: In-person individual semistructured interviews were conducted with 59 primary care staff and facility leaders at four Veterans Health Administration facilities. Transcribed interviews were coded and organised into thematic categories.

Results: Interviewed staff observed that local performance measurement implementation practices can result in increased patient knowledge and motivation. These effects on patients can lead to improved performance scores and additional ancillary benefits. Performance measurement implementation can also directly result in ancillary benefits for the patients and providers. Patients may experience greater satisfaction with care and psychosocial benefits associated with increased provider–patient communication. Ancillary benefits of performance measurement for providers include increased pride in individual or organisational performance and greater confidence that one's practice is grounded in evidence-based medicine.

Conclusions: A comprehensive understanding of the effects of performance measurement systems needs to incorporate ancillary benefits as well as effects on clinical performance scores and negative unintended consequences. Although clinical performance has been the focus of most evaluations of performance measurement to date, both patient care and provider satisfaction may improve more rapidly if all three categories of effects are considered when designing and evaluating performance measurement systems.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 23(8): 651-658; 2014. DOI: 10.1136/bmjqs-2013-002149.
DECS:
atitude do pessoal de saúde, entrevistas como assunto, enfermeiros e enfermeiras, satisfação do paciente, médicos, atenção primária à saúde, relações profissional-paciente, indicadores de qualidade em assistência à saúde, pesquisa qualitativa