Mantendo-se à frente da curva: navegando sobre as mudanças e preservando os ganhos na cultura de segurança do paciente — um estudo de métodos mistos

Maher Abdelraheim Titi ; Maram Mohammed Baksh ; Beena Zubairi ; Rawia Ahmad Mustafa Abdalla ; Faisal Abdullah Alsaif ; Yasser S Amer ; Diana Jamal
Título original:
Staying ahead of the curve: Navigating changes and maintaining gains in patient safety culture - a mixed-methods study
Resumo:

Objetivos: Este estudo examina como os resultados do Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture) mudaram entre 2012 e 2019, identificando os fatores organizacionais que afetam essas mudanças. Desenho: O estudo combinou o uso de inquéritos quantitativos com profissionais e entrevistas qualitativas com as lideranças do hospital. Realizamos também a análise de dados secundários para inquéritos anteriores. Contexto: O estudo foi realizado nas diversas unidades hospitalares de um hospital universitário terciário de Riad, na Arábia Saudita. Participantes: Ao todo, 1.000 funcionários participaram da pesquisa. Também foram realizadas entrevistas qualitativas com 31 membros do conselho de administração, diretores e 4 grupos focais com profissionais da linha de frente. Desfechos primários e secundários: Avaliamos as percepções dos profissionais da saúde sobre 12 dimensões da cultura de segurança do paciente. Realizamos uma entrevista semiestruturada adicional para identificar fatores organizacionais, mudanças e barreiras que afetam a cultura de segurança do paciente. Além disso, foram propostas sugestões para melhorar a segurança do paciente. Resultados: A comparação dos resultados revelou uma tendência geral positiva nas pontuações de 2012 a 2019. As áreas mais sólidas incluíram o trabalho em equipe dentro das unidades e entre diferentes unidades hospitalares, a aprendizagem organizacional, o apoio por parte dos administradores, a percepção geral de segurança e os sistemas de feedback e comunicação sobre erros. Respostas não punitivas aos erros, contingente de pessoal e abertura da comunicação permanecem consistentemente como as dimensões com a pontuação mais baixa. Os resultados das entrevistas revelaram que mudanças organizacionais podem ter influenciado as respostas dos participantes em algumas dimensões do inquérito. Conclusões: A segurança do paciente requer atenção constante, sendo necessário identificar continuamente as áreas que podem melhorar. Iniciativas efetivas de melhoria da qualidade podem levar a mudanças visíveis na cultura de segurança do paciente em um hospital, e o compromisso e o apoio consistente por parte das lideranças podem ajudar a sustentar essas melhorias.
 

Resumo Original:

Objectives: This study examines how the results of the Hospital Survey on Patient Safety Culture changed between 2012 and 2019 and identifies organizational factors affecting these changes. Design: The study combined the use of quantitative surveys of staff and qualitative interviews with hospital leadership. Secondary data analysis was performed for previous surveys. Setting: This study was conducted in a tertiary care teaching multisite hospital in Riyadh, Saudi Arabia. Participants: One thousand hospital staff participated in the survey. Thirty-one executive board members and directors and four focus groups of frontliners were qualitatively interviewed. Primary and secondary outcome measures: Twelve safety culture dimensions were assessed to study the patient safety culture as perceived by the healthcare professionals. An additional semi-structured interview was conducted to identify organisational factors, changes, and barriers affecting the patient safety culture. Furthermore, suggestions to improve patient safety were proposed. Results: Comparing the results revealed a general positive trend in scores from 2012 to 2019. The areas of strength included teamwork within and across units, organizational learning, managerial support, overall perception of safety and feedback and communication about error. Non-punitive response to error, staffing and communication and openness consistently remain the lowest-scoring composites. Interview results revealed that organizational changes may have influenced the answers of the participants on some survey composites. Conclusions: Patient safety is a moving target with areas for improvement that are continuously identified. Effective quality improvement initiatives can lead to visible changes in the patient safety culture in a hospital, and consistent leadership commitment and support can maintain these improvements.
 

Fonte:
BMC Health Services Research ; 11(3): 2021. DOI: dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2020-044116.