Medição da consciência situacional e da efetividade de equipes de cuidado pediátrico agudo usando a técnica de avaliação global da situação

Coolen E ; Draaisma J ; Loeffen J
Título original:
Measuring situation awareness and team effectiveness in pediatric acute care by using the situation global assessment technique
Resumo:

A consciência situacional (CS) é um fator humano importante e necessário para a efetividade do trabalho em equipe e da segurança do paciente. A simulação de pacientes humanos (SPH) com feedback em vídeo permite a criação de um ambiente seguro onde os profissionais de saúde podem desenvolver habilidades técnicas e de trabalho em equipe. No entanto, é muito difícil observar e medir a CS diretamente. A Técnica de Avaliação Global da Situação (SAGAT, na sigla em inglês) foi desenvolvida por Endsley para medir a CS durante uma simulação em tempo real. O nosso objetivo foi medir a CS entre membros de equipes de saúde durante a simulação de cenários de cuidado pediátrico agudo numa enfermaria e a sua relação com a efetividade das equipes. Ao todo, 24 equipes pediátricas, compostas por dois enfermeiros, um residente e um médico, participaram de três cenários de cuidado agudo usando simulações de alta fidelidade. Os escores individuais na técnica SAGAT continham questões sobre conhecimentos comuns e complementares para diferentes níveis de CS. Durante cada cenário foram feitas duas interrupções em que a simulação foi "congelada" para avaliar a CS de cada membro da equipe durante a avaliação clínica e a tomada de decisões. A sobreposição da CS dentro de cada equipe (CS da equipe) foi computada e comparada com indicadores da efetividade da equipe (tempo para atingir um objetivo, consenso sobre o problema principal, diagnóstico, priorização de tarefas, liderança e satisfação com o trabalho em equipe). Em 13 cenários (18%) a equipe não conseguiu atingir os objetivos principais dentro do tempo prescrito de 1200 segundos. Não houve diferenças significativas na capacidade de alcançar os objetivos entre os cenários simulados; no entanto, houve uma diferença significativa entre o cenário 3 e os outros cenários no tempo até a conclusão dos objetivos. Em todos os três cenários, o nível 2 de sobreposição da CS (consenso sobre o problema principal durante a primeira interrupção e consenso sobre o diagnóstico durante a segunda interrupção) permitiu alcançar os objetivos predefinidos de forma significativamente mais rápida. Houve uma forte relação entre a CS da equipe quanto ao problema principal e ao diagnóstico e a CS da equipe quanto à priorização de tarefas. O consenso sobre a liderança dentro da equipe foi baixo. A satisfação com o trabalho em equipe foi mais influenciada pelo conhecimento da importância das tarefas atribuídas que pelo resultado do cenário. Conclusão: O uso da técnica SAGAT permite medir a CS dos membros de equipes durante a simulação em tempo real de cenários de cuidado agudo. Embora não haja uma conexão direta entre a CS de uma equipe e a sua capacidade de alcançar os objetivos, a SAGAT permite compreender melhor as diferenças no nível de CS entre os membros da equipe e o processo de formação de um modelo mental compartilhado. Medindo a CS, é possível treinar as equipes em temas que permitam melhorar a sua efetividade (priorização de tarefas, melhoria dos modelos mentais compartilhados e estabelecimento de lideranças), que serão então avaliados durante simulações com a equipe de saúde a fim de aprimorar o trabalho em equipe em ambientes de saúde. O que já se sabe? * Habilidades de trabalho em equipe, como a comunicação, a liderança e a consciência situacional, têm sido cada vez mais reconhecidas como essenciais para um bom desempenho na ressuscitação pediátrica. No entanto, a avaliação do desempenho de equipes pediátricas nessas situações clínicas costuma ser difícil. * A técnica SAGAT (Situation Awareness Global Assessment Technique) é um método para medir a CS de forma objetiva e direta durante simulações com equipes de saúde, realizando interrupções em momentos predeterminados para que os participantes descrevam "o que está acontecendo" com base na sua perspectiva sobre a situação. O que há de novo? * Avaliamos a CS e a sua relação com a efetividade de equipes pediátricas multidisciplinares que participavam de simulações de eventos críticos em crianças gravemente doentes em enfermarias usando o método SAGAT, fora do ambiente do serviço de emergência. * Em todos os três cenários, o consenso sobre o problema principal (modelo mental compartilhado) permitiu que os objetivos predefinidos fossem alcançados mais rapidamente. O consenso sobre a liderança foi baixo, sem impacto significativo sobre a capacidade de alcançar os objetivos.
 

Resumo Original:

Situation awareness (SA) is an important human factor and necessary for effective teamwork and patient safety. Human patient simulation (HPS) with video feedback allows for a safe environment where health care professionals can develop both technical and teamwork skills. It is, however, very difficult to observe and measure SA directly. The Situation Global Assessment Technique (SAGAT) was developed by Endsley to measure SA during real-time simulation. Our objective was to measure SA among team members during simulation of acute pediatric care scenarios on the medical ward and its relationship with team effectiveness. Twenty-four pediatric teams, consisting of two nurses, one resident, and one consultant, participated in three acute care scenarios, using high-fidelity simulation. Individual SAGAT scores contained shared and complimentary knowledge questions on different levels of SA. Within each scenario, two "freezes" were incorporated to assess SA of each team members' clinical assessment and decision-making. SA overlap within the team (team SA) was computed and compared to indicators of team effectiveness (time to goal achievement, consensus on primary problem, diagnosis, task prioritization, leadership, and teamwork satisfaction). In 13 scenarios (18%), the team failed to reach the primary goals within the prescribed time of 1200 s. There was no significant difference in failure of goal completion between the scripted scenarios; however, there was a significant difference between scenario 3 and the other scenarios in time to goal completion. In all three scenarios, SA overlap level 2 (consensus on primary problem during the first freeze and consensus on diagnosis during the second freeze) leads to significantly faster achievement of the predefined goals. There was a strong relationship between team SA on the primary problem and diagnosis and team SA on task prioritization. Consensus on leadership within the team was low. Teamwork satisfaction was more influenced by knowledge about the importance of the assigned task than outcome of the scenario.Conclusion: The use of SAGAT enables us to measure SA of team members during real-time simulation of acute care scenarios. Although there is no direct connection between team SA and goal achievement, SAGAT provides insight in differences in SA among team members, and the process of shared mental model formation. By measuring SA, issues that may improve team effectiveness (prioritizing tasks, enhancing shared mental models, and providing leadership) can be trained and assessed during medical team simulation, enhancing teamwork in health care settings. What is known? * Teamwork skills such as communication, leadership, and situational awareness have become increasingly recognized as essential for good performance in pediatric resuscitation. However, the assessment of pediatric team performance in these clinical situations has been traditionally difficult. * The Situation Awareness Global Assessment Technique (SAGAT) is a method of objectively and directly measuring SA during a team simulation using "freezes" at predetermined points in time with participants reporting on "what is going on" from their perspective on the situation. What is new? * We assessed SA, and its relationship with team effectiveness, in multidisciplinary pediatric teams performing simulated critical events in critically ill children on the medical ward using the SAGAT model, outside the emergency room setting. * In all three scenarios, consensus on the primary problem (shared mental model) leads to faster achievement of predefined goals. Consensus on leadership was overall low, without a significant impact on goal achievement.
 

Fonte:
; 178(6): 837-850.; 2019. DOI: 10.1007/s00431-019-03358-z.