Melhorando a avaliação do risco de quedas e sua prevenção utilizando uma abordagem de e-learning

JOHNSON, M. ; KELLY, L. ; SIRIC, K. ; TRAN, D. T. ; OVERS, B.
Título original:
Improving falls risk screening and prevention using an e-learning approach
Resumo:

Objetivo: Este estudo investigou o impacto de um programa educativo de e-learning para enfermeiros sobre avaliação do risco de quedas,  prevenção e conduta pós-queda.

Contexto: As lesões causadas por quedas em pacientes idosos constituem uma importante preocupação para a segurança do paciente.

Métodos: Utilizando um desenho do tipo pré/pós-intervenção, realizamos a observação de pacientes e do ambiente e revisamos prontuários de pacientes após a introdução de um programa educativo de e-learning sobre quedas.

Resultados: Realizamos a revisão de prontuários de pacientes utilizando a Falls Chart Audit Tool (Ferramenta de Revisão de Prontuários para Quedas) e a observação de 119 (pré) e 99 (pós) pacientes. A maior parte dos pacientes (95%) foi submetida a uma avaliação de risco inicial utilizando a Modified Ontario Stratify Scale (Escala de Estratificação de Ontário Modificada). A iniciativa melhorou significativamente o uso de intervenções como a introdução de alertas sobre o risco de quedas nos prontuários e nos leitos, a supervisão do paciente durante a mobilização ou no banheiro, a eliminação dos riscos presentes no ambiente, o uso de alarmes nos leitos e nas cadeiras e o encaminhamento a outros profissionais de saúde.

Conclusões: Este estudo demonstrou uma avaliação inicial do risco de quedas e melhorias em intervenções preventivas.

Implicações para a gestão de serviços de enfermagem: Este programa de e-learning sobre quedas representa um método custo-efetivo de melhoria das estratégias  de mitigação de quedas em grandes organizações. A Falls Chart Audit Tool  oferece uma importante ferramenta de monitoramento para os gestores. A avaliação do risco de queda quando a condição do paciente se altera requer a vigilância pelos gestores ou o uso de lembretes nos sistemas de informações clínicas.

Palavras-chave: revisão de prontuários; educação; quedas; aprendizagem; enfermeiros.

Resumo Original:

Aim: This study investigated the impact of an e-learning education programme for nurses on falls risk screening, falls prevention and post-falls management.

Background: Falls injury within older inpatients is a major patient safety concern.

Method: Using a pre-post design, observation of the patient and environment and patient health care record audits, were conducted following the introduction of a falls e-learning education Programme.

Results: Audits of patient health care records (using the Falls Chart Audit Tool), together with observation of practice for 119 (pre) and 99 (post) patients, were undertaken. Initial risk screening was conducted using the Modified Ontario Stratify Scale for most patients (95%). Interventions such as a falls risk flag in the records/on beds, supervision when the patient is mobilising or in the bathroom, area clear of hazards, use of chair/bed alarms, and referral to allied health staff were significantly improved.

Conclusions: Initial risk screening of patients and improvements in preventive interventions were demonstrated.

Implications for nursing management: This falls e-learning programme represents a cost-effective method of increasing falls mitigation strategies within large organisations. The Falls Chart Audit Tool provides a valuable monitoring tool for managers. Falls risk screening when the patient's condition changes, requires vigilance by managers or reminders within clinical information systems.

Keywords: audit; education; falls; learning; nurses

Fonte:
Journal of Nursing Management ; 23(7): 910-919; 2014. DOI: 10.1111/jonm.12234.
DECS:
acidentes por quedas, instrução por computador, educação continuada em enfermagem, serviços de saúde para idoso, indicadores básicos de saúde, pacientes internados, recursos humanos de enfermagem no hospital, avaliação de programas e projetos de saúde, auditoria de enfermagem