Melhorando a qualidade da comunicação escrita no momento da alta hospitalar: triangulação de análises qualitativas e elaboração conjunta de uma intervenção

Ola Markiewicz ; Fabiana Lorencatto ; Danielle D'Lima ; Natalie Sanford ; Mary Lavelle ; Amish Acharya ; Janet Anderson
Título original:
Improving the quality of written communication at patient discharge: triangulation of qualitative analyses and intervention co-design
Resumo:

CONTEXTO: Problemas durante a transferência de pacientes entre o hospital e a atenção primária comprometem a segurança da alta hospitalar. Pacientes idosos e fragilizados correm maior risco de sofrer danos nesses momentos. Usando a ciência comportamental, exploramos influências e identificamos técnicas de mudança comportamental (TMCs) relevantes para melhorar as passagens de casos por escrito e a segurança durante a alta hospitalar. MÉTODOS: Conduzimos dois estudos qualitativos: (1) observações etnográficas (>80 horas) coletadas por cinco pesquisadores em cinco áreas clínicas, com base em uma amostra intencional de um hospital universitário em Londres, investigando o trabalho de rotina e as interações dos profissionais hospitalares envolvidos nas altas, e (2) 12 entrevistas semiestruturadas com profissionais hospitalares envolvidos na alta, explorando as influências na preparação das passagens de casos escritas. Pedimos o consentimento escrito aos líderes clínicos para realizar observações etnográficas e entrevistas. As notas de campo etnográficas e transcrições de entrevistas foram analisadas tematicamente usando abordagens indutivas e dedutivas, respectivamente. Os resultados do estudo foram triangulados para identificar as principais influências, mapeadas segundo o Theoretical Domains Framework (TDF). Identificamos TMCs apropriadas para abordar as influências observadas em cada domínio do TDF, usando a ferramenta Teoria e Técnicas. Ao longo de dois seminários, profissionais da saúde (n=15), pacientes (n=2) e cuidadores (n=2) selecionaram e elaboraram uma intervenção para melhorar as passagens de casos escritas. Os profissionais hospitalares que participaram do seminário estavam envolvidos na preparação das passagens de casos escritas para a alta hospitalar. Os membros do público que participaram haviam recebido alta hospitalar recentemente ou haviam cuidado de um paciente que tivera alta, incluindo pacientes de grupos especialmente vulneráveis durante a alta. RESULTADOS: A triangulação dos resultados do estudo gerou 11 influências-chave na preparação das passagens de casos escritas dentro de cinco domínios do TDF: conhecimentos (por exemplo, falta de conhecimento das diretrizes), habilidades (experiência dos profissionais), papel social ou profissional e identidade (comunicação eficaz), contexto ambiental e recursos (padrões de trabalho) e influências sociais (falta de feedback). Identificamos 14 TMCs para lidar com essas influências, incluindo técnicas de ensaio ou prática comportamental, instruções sobre como executar um comportamento e apoio social (prático). Os participantes dos seminários selecionaram e elaboraram uma intervenção educacional multifacetada para melhorar as passagens de casos escritas. INTERPRETAÇÃO: A qualidade da documentação da passagem de casos preparada pelos profissionais hospitalares para as equipes de atenção primária é afetada por influências em vários domínios, requerendo uma abordagem multifacetada para melhorar as transferências no cuidado de saúde. Embora se baseie nos resultados obtidos em um único hospital, a intervenção elaborada deve ser testada em ambientes clínicos com participantes-chave, incluindo profissionais de atenção primária, para avaliar seu impacto na qualidade das passagens de casos escritas e na segurança do paciente. 
 

Resumo Original:

BACKGROUND: Poor handovers between hospital and primary care threaten safe discharges, with elderly and frail patients most at risk of harm. Using Behavioural Science we explored influences and identified relevant behaviour change techniques (BCTs) to improve written handovers and safety during discharge. METHODS: We conducted two qualitative studies: (1) ethnographic observations (>80 h) collected by five researchers in five purposively sampled clinical areas of a London teaching hospital, investigating routine work and interactions of hospital staff involved in discharges; and (2) 12 semi-structured interviews with hospital staff involved in discharge exploring influences on preparations of written handovers. Written consent was sought from clinical leads for ethnographic observations and from interview participants. Ethnographic fieldnotes and interview transcripts were thematically analysed using inductive and deductive approaches, respectively. Study findings were triangulated to identify key influences, mapped onto the Theoretical Domains Framework (TDF). We identified appropriate BCTs to address observed influences within each TDF domain using the Theory and Techniques Tool. Health-care workers (n=15), patients (n=2) and carers (n=2) selected and designed an intervention to improve written handovers in two workshops. Hospital workshop participants were involved with preparing written discharge handovers. Public participants had either recently been discharged from hospital or cared for someone recently discharged, including patients from groups especially vulnerable during discharge. FINDINGS: Triangulation of study findings generated 11 key influences on preparations of written handovers within five TDF domains: knowledge (eg, lack of awareness of guidelines), skills (staff experience), social or professional role and identity (effective communication), environmental context and resources (working patterns), and social influences (lack of feedback). 14 BCTs were identified to address these influences, including behavioural rehearsal or practice, instruction on how to perform a behaviour, and social support (practical). Workshop participants selected and designed a multifaceted educational intervention to improve written handovers. INTERPRETATION: The quality of handover documentation prepared by hospital staff for primary care teams is affected by influences from multiple domains, requiring a multifaceted approach to improve handovers. Although only based on findings from one hospital, the designed intervention should be tested in clinical settings with key stakeholders, including primary care staff, to evaluate impact on quality of written handovers and patient safety. 
 

Fonte:
The Lancet ; 67; 2023. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)02122-0.