Melhoria de conhecimentos sobre a segurança transfusional entre pediatras: avaliação após uma intervenção educacional

Sahmoud, S. ; Ashry, E. M. ; El Kalioby, M. ; Kamel, N
Título original:
Knowledge Improvement of Blood Transfusion Safety Among Pediatricians: Post Educational Intervention
Resumo:

Resumo
Os fatores humanos são responsáveis pela maioria dos erros graves notificados em associação à transfusão de sangue; por isso, recomenda-se fortemente o treinamento dos profissionais para a transfusão de sangue segura. Este estudo procurou avaliar os conhecimentos de pediatras sobre a segurança da transfusão de sangue e determinar o impacto de uma iniciativa educacional. Realizamos um estudo quase-experimental com 190 pediatras. Elaboramos e validamos um questionário por meio de um estudo-piloto, convidando todos os participantes a preenchê-lo antes e depois de uma intervenção educacional. O material didático foi preparado com base nas diretrizes de segurança para a transfusão de sangue da OMS, sendo elaborado pelo pesquisador e revisto por especialistas na área. Ao todo, 47% dos participantes identificaram near misses, e cerca de 78,3%, 63,2% e 60% identificaram corretamente as indicações para a transfusão de hemácias, plasma fresco congelado e plaquetas. Estas porcentagens melhoraram significativamente após a intervenção educacional. Só 55% sabiam que não é permitido coadministrar medicamentos ou fluidos intravenosos com o sangue transfundido, um valor que subiu para quase 80% após a intervenção. As informações sobre o consentimento e a identificação correta do paciente eram bem conhecidas entre a maioria dos participantes. Só 18,4% conheciam o protocolo de triagem pré-transfusão, o que aumentou para 85,8% após a intervenção. Quase 65,3% responderam corretamente ao questionário sobre reações transfusionais, sem mudança significativa após a intervenção. A idade e a experiência profissional foram fatores de risco independentes significativos para a falta de conhecimentos sobre a segurança transfusional. Os conhecimentos sobre a segurança transfusional precisam ser aprimorados com programas de treinamento mais personalizados, centrados nos tópicos que não demonstraram mudança significativa após a nossa intervenção educacional.

Resumo Original:

Abstract
Human factors account for most reported errors in the serious hazards of blood transfusion report, thus staff training on safe blood transfusion is strongly recommended. This study aimed to assess knowledge of blood transfusion safety among pediatricians and determine the impact of an educational initiative. A quasi-experimental study was conducted on 190 pediatricians. A questionnaire was designed and validated through a pilot study after which all participants were invited to fill it pre- and posteducational intervention. The educational material has been prepared based on the WHO blood transfusion safety guidelines; prepared by the researcher and reviewed by experts in the field. Near miss was identified by 47% of the participants and around 78.3%, 63.2%, and 60% of them correctly identified the indication of red blood cells, fresh frozen plasma, and platelet transfusion. These percentages were significantly improved post education. Only 55% knew that it's not allowed to co-administer drugs or IV fluids with the transfused blood and that rose to almost 80% after intervention. Consent information and correct patient identification were well known among most of them. Only 18.4% knew the pre transfusion screening protocol, which was increased to 85.8 % posteducation. Almost 65.3% correctly responded to the transfusion reaction quiz with no significant change after intervention. Age and work experience were significant independent risk factors for poor knowledge of transfusion safety. Transfusion safety knowledge needs further enhancement with more tailored training programs focusing on the topics that did not show a significant change after our educational training.
 

Fonte:
Transfusion Medicine ; 35(2): 135-13; 2021. DOI: 10.1016/j.tmrv.2021.03.002..