Modos de promover a prevenção da gripe: um estudo de campo experimental sobre cartazes para promover a higienização das mãos durante a pandemia de H1N1 em 2009-2010

STEINMAN, C. T.
Título original:
Framing Flu Prevention - An Experimental Field Test of Signs Promoting Hand Hygiene During the 2009-2010 H1N1 Pandemic
Resumo:

Objetivo: Durante a pandemia de gripe H1N1 em 2009-2010, muitas instituições instalaram dispensadores de soluções à base de álcool em ambientes públicos, num esforço para prevenir a disseminação do vírus. Ainda assim, o uso desses dispensadores se manteve baixo.

Método: Projetamos quatro tipos de cartaz recordatório a ser instalados em cada ponto de uso, enfatizando diferentes crenças de saúde baseadas na teoria: suscetibilidade percebida, normas sociais, consequências do comportamento apresentadas como benefícios e consequências do comportamento apresentadas como malefícios. De outubro de 2009 a março de 2010, 58 dispensadores instalados em prédios públicos foram escolhidos aleatoriamente para receber um dos quatro tipos de cartaz, e o uso do dispensador foi monitorado continuamente.

Resultados: Todos os cartazes estiveram associados a um maior uso da solução em comparação com a ausência de cartaz. O cartaz que apresentava as consequências do comportamento como benefícios esteve associado ao maior uso (66% a mais que na ausência de cartaz). O cartaz que enfatizava a suscetibilidade ao H1N1 esteve associado ao menor uso (41% a mais que na ausência de cartaz). Embora o uso tenha caído com o tempo, refletindo as tendências de interesse público sobre o H1N1, a influência dos cartazes não dependeu do grau de interesse público.

Conclusão: Este estudo de campo experimental mostra que cartazes simples, baseados na teoria, podem promover a adoção de comportamentos preventivos. Os cartazes que enfatizam os benefícios do comportamento são particularmente eficazes na promoção de práticas de higienização das mãos durante uma pandemia de gripe.

Resumo Original:

Objective: During the 2009-2010 H1N1 flu pandemic, many institutions installed alcohol-based hand sanitizer dispensers in public settings in an effort to prevent the spread of the virus. Yet, usage of these dispensers remained low.

Method: Point-of-use reminder signs were designed to emphasize four theoretically grounded health beliefs: perceived susceptibility, social norms, consequences of the behavior framed as gains, and consequences of the behavior framed as losses. From October 2009 to March 2010, 58 sanitizer dispensers in public buildings were randomly assigned to have one of the four signs placed next to it, and dispenser usage was continually monitored.

Results: All signs were associated with greater sanitizer usage compared to no sign. The gain-framed sign was associated with greatest usage (66% over no sign). Signs emphasizing susceptibility to H1N1 were associated with the lowest usage (41% over no sign). Although usage declined over time and closely mirrored trends in public interest about H1N1, the influence of the signs was not dependent on degree of public interest.

Conclusion: This experimental field study shows how simple, theoretically grounded signs can serve as cues to action in promoting the adoption of preventive behaviors. Gain-framed signage is particularly effective in promoting hand hygiene in a flu pandemic.

Fonte:
Health Psychology : Official Journal of the Division of Health Psychology, American Psychological Association ; 30(3): 295-9; 2011. DOI: 10.1037/a0023125.
DECS:
higiene das mãos, influenza aviária, promoçao da saúde, controle de doenças transmissíveis, Pôsteres