Novo método para avaliar competências em segurança do paciente durante o período do internato de um curso de medicina utilizando um exame clínico objetivo e estruturado

DAUD-GALLOTTI, R. M. ; MORINAGA, C. V. ; ARLINDO-RODRIGUES, M. ; VELASCO, I. T. ; MARTINS, M. A. ; TIBERIO, I. O.
Título original:
A new method for the assessment of patient safety competencies during a medical school clerkship using an objective structured clinical examination
Resumo:

Introdução: A segurança do paciente raramente é avaliada de forma objetiva durante a graduação em medicina.

Objetivo: Avaliar o desempenho de estudantes de medicina do quinto ano, usando um exame clínico objetivo e estruturado, focado na segurança do paciente, após a implementação de um programa interativo baseado no reconhecimento de eventos adversos e na abertura da informação [disclosure] ao paciente.

Métodos: Em 2007, foi implementado um programa de segurança do paciente durante o internato médico em nosso hospital. O programa esteve focado na teoria do erro humano, na epidemiologia dos incidentes, nos eventos adversos e na abertura da informação [disclosure] aos pacientes. Ao completarem o programa, os estudantes fizeram exames clínicos objetivos e estruturados em cinco níveis de avaliação, com pacientes padronizados. Um nível esteve focado em questões de segurança do paciente, incluindo o reconhecimento/abertura de informação [disclosure] de erros médicos, a relação paciente-médico e questões humanísticas. Cada paciente preencheu uma lista de verificação padronizada para avaliar o desempenho do estudante. Determinamos o desempenho global do estudante em cada nível e seu desempenho nos domínios do erro médico, da relação paciente-médico e da humanização. Calculamos as correlações entre o desempenho dos estudantes nesses três domínios.

Resultados: Um total de 95 alunos participou do exame clínico objetivo e estruturado. O escore médio global no nível da segurança do paciente foi de 87,59 ± 1,24 pontos. O desempenho dos estudantes no domínio do erro médico foi significativamente mais baixo que no da relação paciente-médico e nas questões humanísticas. Menos de 60% dos alunos (n = 54) fizeram um pedido de desculpas simulado ao paciente após a ocorrência de um erro médico. Encontramos uma correlação significativa entre a pontuação obtida no domínio do erro médico e as pontuações relacionadas à relação paciente-médico e ao domínio humanístico.

Conclusões: Um exame clínico objetivo e estruturado é uma ferramenta útil para avaliar as competências em segurança do paciente durante o internato médico.

Resumo Original:

Introduction: Patient safety is seldom assessed using objective evaluations during undergraduate medical education.

Objective: To evaluate the performance of fifth-year medical students using an objective structured clinical examination focused on patient safety after implementation of an interactive program based on adverse events recognition and disclosure.

Methods: In 2007, a patient safety program was implemented in the internal medicine clerkship of our hospital. The program focused on human error theory, epidemiology of incidents, adverse events, and disclosure. Upon completion of the program, students completed an objective structured clinical examination with five stations and standardized patients. One station focused on patient safety issues, including medical error recognition/disclosure, the patient-physician relationship and humanism issues. A standardized checklist was completed by each standardized patient to assess the performance of each student. The student's global performance at each station and performance in the domains of medical error, the patient-physician relationship and humanism were determined. The correlations between the student performances in these three domains were calculated.

Results: A total of 95 students participated in the objective structured clinical examination. The mean global score at the patient safety station was 87.59±1.24 points. Students' performance in the medical error domain was significantly lower than their performance on patient-physician relationship and humanistic issues. Less than 60% of students (n = 54) offered the simulated patient an apology after a medical error occurred. A significant correlation was found between scores obtained in the medical error domains and scores related to both the patient-physician relationship and humanistic domains.

Conclusions: An objective structured clinical examination is a useful tool to evaluate patient safety competencies during the medical student clerkship.

Fonte:
Clinics ; 66(7): 1209-1215; 2011. DOI: 10.1590/S1807-59322011000700015.
DECS:
Segurança do paciente, avaliação de desempenho profissional, internato e residencia, exame médico