O ator principal: um estudo qualitativo sobre a participação de pacientes no processo de passagem de casos na Europa

FLINK, M. ; HESSELINK, G. ; PIJNENBORG, L. ; WOLLERSHEIM, H. ; VERNOOIJ-DASSEN, M. ; DUDZIK-URBANIAK, E. ; ORREGO, C.
Título original:
The key actor: a qualitative study of patient participation in the handover process in Europe.
Resumo:

Contexto: Os especialistas em segurança do paciente postulam que uma maior participação do paciente na comunicação durante a passagem de caso melhorará a qualidade das transições no cuidado de saúde, o que poderá reduzir as reinternações hospitalares. Para escolhermos estratégias que aumentem a segurança do paciente através de melhorias no processo de passagem de casos, precisamos compreender melhor as experiências dos pacientes e suas preferências em relação à participação.

Objetivo: O objetivo deste artigo foi explorar as experiências e perspectivas dos pacientes em relação às passagens de casos entre prestadores da atenção primária e de cuidado hospitalar.

Métodos: Realizamos uma análise qualitativa secundária baseada em entrevistas individuais e em grupo com 90 pacientes de cinco países europeus.

Resultados: A análise revelou três temas: o posicionamento do paciente no processo de passagem de caso, os pré-requisitos para a participação do paciente e as preferências do paciente em relação ao processo de passagem de caso. A participação do paciente variou desde ser o ator principal do processo, até compartilhar a responsabilidade com os profissionais de saúde ou ser um participante passivo. Para poder participar ativamente, os pacientes precisaram de recursos pessoais e sociais, além de pré-requisitos como informações e respeito. Alguns pacientes preferiram ser o ator principal do processo; outros preferiram que os profissionais de saúde fossem os atores principais na passagem de caso.

Conclusões: A participação do paciente está relacionada ao sistema de saúde, à atividade dos profissionais de saúde e à capacidade de participação do paciente. Os pacientes preferem um processo de passagem de caso no qual a responsabilidade seja clara e inequívoca. As organizações de saúde devem ter um sistema claro e bem concebido de responsabilidade no processo de passagem de casos, que leve em consideração as necessidades do paciente em relação à clareza do processo e que apoie o paciente conforme seus próprios recursos.

Resumo Original:

Background: Patient safety experts have postulated that increasing patient participation in communications during patient handovers will improve the quality of patient transitions, and that this may reduce hospital readmissions. Choosing strategies that enhance patient safety through improved handovers requires better understanding of patient experiences and preferences for participation.

Objective: The aim of this paper is to explore the patients' experiences and perspectives related to the handovers between their primary care providers and the inpatient hospital.

Methods: A qualitative secondary analysis was performed, based on individual and focus group patient interviews with 90 patients in five European countries.

Results:The analysis revealed three themes: patient positioning in the handover process; prerequisites for patient participation and patient preferences for the handover process. Patients' participation ranged from being the key actor, to sharing the responsibility with healthcare professional(s), to being passive participants. For active participation patients required both personal and social resources as well as prerequisites such as information and respect. Some patients preferred to be the key actor in charge; others preferred their healthcare professionals to be the key actors in the handover.

Conclusions:Patients' participation is related to the healthcare system, the activity of healthcare professionals' and patients' capacity for participation. Patients prefer a handover process where the responsibility is clear and unambiguous. Healthcare organisations need a clear and well-considered system of responsibility for handover processes, that takes into account the individual patient's need of clarity, and support in relation to his/hers own recourses.

Fonte:
BMJ Quality & Safety ; 21(1): i89-96; 2012. DOI: 10.1136/bmjqs-2012-001171.
DECS:
segurança do paciente, assistência à saúde, Melhoria de qualidade, assistência ao Paciente , Europa