O currículo em desenvolvimento sobre melhoria da qualidade e segurança do paciente na educação médica de graduação e pós-graduação: uma revisão do escopo

Chris J Li ; David B Nash
Título original:
The Evolving Curriculum in Quality Improvement and Patient Safety in Undergraduate and Graduate Medical Education: A Scoping Review
Resumo:

A Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente (MQSP) tornou-se uma área de foco cada vez mais importante na educação médica de graduação e pós-graduação. Uma variedade de currículos diferentes de MQSP foi desenvolvida, mas a padronização e a eficácia desses currículos são amplamente desconhecidas. Os autores realizaram uma revisão de escopo para explorar a situação do currículo de MQSP de graduação e pós-graduação sem diploma nos Estados Unidos. Uma revisão de escopo foi realizada usando o modelo The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and META-ANALYSES (PRISMA) como guia. Duas bases de dados foram selecionadas no período de janeiro de 2019 a março de 2022 para identificar artigos relevantes. Quarenta e sete artigos atenderam aos critérios de elegibilidade, sendo que a maioria dos artigos (n = 38) concentrou-se na formação médica de pós-graduação. Desses 38, 86,8% (33/38) foram desenvolvidos como currículo específico para determinada especialidade. O artigo destaca semelhanças e diferenças em estrutura, métricas de avaliação e resultados e, subsequentemente, oferece informações sobre os componentes curriculares que devem ajudar a orientar a padronização do desenvolvimento curricular bem-sucedido no futuro. 

Resumo Original:

Quality Improvement and Patient Safety (QIPS) has become an increasingly important area of focus within undergraduate and graduate medical education. A variety of different QIPS curriculums have been developed, but standardization and effectiveness of these curriculums is largely unknown. The authors conducted a scoping review to explore the status of undergraduate and graduate nondegree QIPS curriculum in the United States. A scoping review was performed using The Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) model as a guide. Two databases were screened from January 2019 to March 2022 to identify relevant articles. Forty-seven articles met eligibility criteria, with most articles (n = 38) focused on graduate medical education. Of those 38, 86.8% (33/38) were developed as curriculum specific to a particular specialty. The article highlights similarities and differences in structure, evaluation metrics, and outcomes, and subsequently offers insight into curriculum components that should help guide standardization of successful curriculum development moving forward. 

Fonte:
American Journal of Medical Quality ; 37(6): 545-556; 2023. DOI: 10.1097/JMQ.0000000000000084.