O efeito de um programa rápido de redução do estresse baseado em técnicas de meditação para fortalecer a conscientização sobre erros no cuidado de saúde e riscos de segurança entre estudantes de enfermagem

Merve Tarhan ; Esengül Elibol
Título original:
The effect of a brief mindfulness-based stress reduction program on strengthening awareness of medical errors and risks among nursing students
Resumo:

Informação: A conscientização dos profissionais sobre a ocorrência de erros no cuidado de saúde e os riscos à segurança resulta em uma melhor notificação dos erros e problemas de segurança do paciente. A meditação da atenção plena (mindfulness) tem efeitos positivos para fortalecer a atenção e a conscientização. No entanto, sabe-se pouco sobre o uso desta técnica na educação de estudantes de enfermagem em tópicos de segurança do paciente. Este estudo procurou examinar se um breve programa de redução do estresse baseado em mindfulness teria um impacto benéfico (a) nas atitudes em relação aos erros no cuidado de saúde, (b) no número de erros e riscos em um ambiente simulado e (c) na autoconfiança e satisfação dos estudantes de enfermagem. Métodos: Utilizamos um desenho quase experimental com um grupo-controle, envolvendo 78 estudantes de enfermagem do terceiro ano de uma faculdade privada e credenciada em Istambul, na Turquia. Resultados: Observamos uma melhoria estatisticamente significativa no grupo de intervenção entre o pré-teste e o pós-teste no que diz respeito às atitudes em relação aos erros (p<0,001) e ao número de erros e riscos em um ambiente simulado (p<0,001). Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de intervenção e controle no que diz respeito à autoconfiança e satisfação (p>0,05). Conclusão: Os resultados sugerem que um programa rápido de redução do estresse baseado na meditação mindfulness tem efeitos positivos na conscientização sobre os erros no cuidado de saúde e riscos de segurança entre estudantes de enfermagem. 

Resumo Original:

Information: Healthcare professionals' awareness of medical errors and risks results in effective medical error reporting and patient safety. Mindfulness has positive effects on strengthening attention and awareness. However, little is known about the use of mindfulness in patient safety education among nursing students. This study aimed to examine if a brief mindfulness-based stress reduction program would have a beneficial impact on (a) medical error attitudes, (b) the number of medical errors and risks in a simulation environment, and (c) self-confidence and satisfaction among nursing students. Methods: A quasi-experimental design with a control group was conducted with 78 third-year nursing students at a private, accredited, nursing program in Istanbul, Türkiye. Results: There was a statistically significant improvement in the intervention group between the pre-test and post-test for medical error attitudes (p < 0.001), and the number of medical errors and risks in a simulation environment (p < 0.001). There was no statistical difference in the intervention and control groups for self-confidence and satisfaction (p > 0.05). Conclusion: These results suggest that a brief mindfulness-based stress reduction program positively strengthens nursing students' awareness of medical errors and risks. 
 

Fonte:
; 103655; 2023. DOI: 10.1016/j.nepr.2023.103655..