O impacto da simulação virtual na identificação e na resposta à rápida deterioração de pacientes por estudantes de graduação em enfermagem
Um grande desafio para a segurança do paciente é a identificação e a resposta à deterioração dos pacientes, uma vez que os sinais de alerta precoce muitas vezes não são detectados em tempo hábil. Os estudantes de enfermagem normalmente aprendem as habilidades para a identificação precoce pela prática clínica, mas não é garantido que as práticas clínicas proporcionem exposição a pacientes com deterioração clínica. Os estudantes de enfermagem necessitam de prática com cenários de emergência para desenvolver suas competências e confiança para atuar nessa área. O objetivo deste estudo foi explorar o impacto de uma intervenção de simulação virtual na identificação e resposta ao paciente com rápida deterioração em estudantes de graduação em enfermagem. Um estudo de métodos mistos envolvendo um desenho quase-experimental pré/pós e grupos focais. Os participantes eram estudantes do terceiro ou do último ano de enfermagem de cinco centros universitários em quatro países (Canadá, Inglaterra, Escócia e Austrália, n = 88). Os estudantes foram designados aleatoriamente para um grupo de tratamento ou controle. O grupo de tratamento recebeu uma intervenção de simulação virtual e participou de um grupo focal. A intervenção de simulação virtual teve um efeito significativo na melhoria do conhecimento dos estudantes de enfermagem e na autoeficácia clínica na identificação e resposta à rápida deterioração de pacientes. Os estudantes relataram que as simulações virtuais diminuíram a ansiedade, ajudaram a definir prioridades, preencheram lacunas em seu aprendizado e incentivaram o aprendizado autônomo dentro de um ambiente seguro de “baixo risco”. A simulação virtual é uma estratégia eficaz para melhorar o conhecimento e a confiança na identificação e resposta à rápida deterioração de pacientes para os estudantes de graduação em enfermagem.
A major patient safety challenge is recognition and response to deteriorating patients since early warning signs are often not detected in a timely manner. Nursing students typically learn the skills for early identification through clinical placement, but clinical placements are not guaranteed to provide exposure to deteriorating patients. Nursing students require practice with emergency scenarios to develop their competency and confidence to act in this area. This study aimed to explore the impact of a virtual simulation intervention on the recognition and response to the rapidly deteriorating patient among undergraduate nursing students. A mixed methods study involving a quasi-experimental pre/post design and focus groups. The participants were third or final year undergraduate nursing students from five university sites across four countries (Canada, England, Scotland and Australia, n = 88). Students were randomly assigned to a treatment or control group. The treatment group received a virtual simulation intervention and participated in a focus group. The virtual simulation intervention had a significant effect on improving nursing student knowledge and clinical self-efficacy in the recognition and response to the rapidly deteriorating patient. Students reported that the virtual simulations decreased anxiety, helped them prioritize, filled gaps in their learning, and encouraged autonomous learning within a safe ‘low risk’ environment. Virtual simulation is an effective strategy for improving knowledge and confidence in recognizing and responding to the rapidly deteriorating patient among undergraduate nursing students.