O que aconteceu com os “olhos e ouvidos” de uma organização? Explorando os desafios de profissionais médicos em formação para notificar um cuidado de má qualidade

Philip Berry
Título original:
What became of the 'eyes and the ears'?: exploring the challenges to reporting poor quality of care among trainee medical staff
Resumo:

A importância dos profissionais médicos em formação em alertar as organizações de saúde sobre os riscos de segurança do paciente e o cuidado de baixa qualidade foi bem estabelecida pelo Relatório Francis, mas muitos profissionais ainda hesitam em expressar as suas preocupações. As barreiras conhecidas incluem a falta de feedback, ceticismo quanto à probabilidade de que ocorram mudanças reais e o medo de sofrer represálias. O autor explora outros fatores, como orientação moral no local de trabalho, modelagem de papéis pelos profissionais seniores, descontinuidade, “normalização do desvio”, reações humanas ao esgotamento/danos morais, lealdade e o espectro da motivação. Discutimos em detalhes questões como a ausência de feedback e o medo de represálias. Também descrevemos os desafios enfrentados por aqueles que recebem notificações: como lidar com informações relacionadas a sentimentos mais abstratos ou intuitivos, como colocar as preocupações em contexto (o “quadro geral”) e a gestão dos recursos. Descrevemos iniciativas para encorajar a comunicação das preocupações dos profissionais em formação, tais como a campanha “Speak Up for Safety” e o treinamento com simulações. Apresentamos uma proposta para a incorporação de métodos proativos de coleta de informações.

Resumo Original:

The importance of trainee medical staff in alerting Trusts to patient safety risks and low-quality care was established by the Francis Report, yet many remain hesitant about speaking up. Known barriers include lack of feedback, sceptical attitudes to the likelihood of change and fear of consequences. The author explores other factors including moral orientation in the workplace, role modelling by senior clinicians, discontinuity, 'normalisation of deviance', human reactions to burnout/moral injury, loyalty and the spectrum of motivation. The issues of absent feedback and fear are discussed in detail. Challenges met by those receiving reports are also described, such as how to collate soft intelligence, putting concerns into context (the 'bigger picture') and stewardship of resources. Initiatives to encourage reporting of trainees' concerns such as speak up guardians, 'Speak Up for Safety' campaign and simulation training are described. A proposal to embed proactive intelligence-gathering arrangements is presented.

Fonte:
Postgraduate Medical Journal ; 97(1153): 2021. DOI: doi.org/10.1136/postgradmedj-2021-140463.