"Obrigado por ouvir": um estudo exploratório sobre a experiência vivida e a percepção de erros no cuidado de saúde entre aqueles que recebem cuidados

Daniel Terry ; Jeong-Ah Kim ; Julia Gilbert ; Sunny Jang ; Hoang Nguyen
Título original:
"Thank You for Listening": An Exploratory Study Regarding the Lived Experience and Perception of Medical Errors Among Those Who Receive Care
Resumo:

A questão dos erros no cuidado de saúde, ou eventos adversos causados dentro de um contexto de cuidados de saúde ou por um prestador de cuidados de saúde, é muito pouco pesquisada. Embora a experiência e a perspectiva dos profissionais de saúde em relação aos erros no cuidado de saúde tenham sido exploradas, pouca atenção é dada aos consumidores de serviços de saúde em relação às suas percepções e experiências. Portanto, é necessário entender melhor a opinião do público sobre os erros no cuidado de saúde para aumentar a segurança e a qualidade dos cuidados do paciente. O presente estudo buscou examinar as percepções e experiências do público australiano, especialmente sobre os erros que ocorreram, as fontes percebidas dos erros e se os erros foram relatados. Este artigo relata os achados qualitativos de uma pesquisa on-line para residentes australianos que acessaram ou receberam serviços médicos em qualquer momento na Austrália. As respostas a 304 pesquisas foram analisadas e discutidas, incluindo informações demográficas e temas-chave sobre erros no cuidado de saúde, que foram categorizados em engajamento e vozes dos pacientes sendo ouvidos, a qualidade do cuidado prestado e a responsabilidade do sistema. Com base nos achados, o estudo destaca a importância da comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e os pacientes, da maior capacidade de prestar cuidados de alta qualidade e de um mecanismo aprimorado para a notificação e resolução de erros, onde os pacientes se sentem seguros e confiantes sobre as mudanças positivas que estão sendo feitas.
 

Resumo Original:

The issue of medical errors, or adverse events caused within a health care context or by a health care provider, is largely under-researched. While the experience and perspective of health care professionals regarding medical errors have been explored, little attention is paid to the health care consumers regarding their perceptions and experiences. Therefore, there is a need to better understand the public's views on medical errors to enhance patient safety and quality care. The current study sought to examine Australian public perceptions and experiences, especially concerning what errors had occurred, the perceived sources of the errors, and if the errors had been reported. This paper reports the qualitative findings of an online survey for Australian residents who have accessed or received medical services at any time in Australia. Responses from 304 surveys were analyzed and discussed, including demographic information and key themes about medical errors, which were categorized into engagement and patients' voices being heard, the quality of care being provided, and the system's accountability. Based on the findings, the study highlights the importance of effective health professional-patient communication, enhanced capacity to deliver high quality care, and improved mechanism for error reporting and resolution where patients feel safe and confident about positive changes being made.

Fonte:
International Journal of Health Services ; 52(2): 292-302.; 2022. DOI: 10.1177/0020731419893036..