Observação do trabalho em equipe para a segurança do paciente: estudantes de medicina captam momentos clínicos cotidianos

E S Anderson ; T R L Griffiths ; T Forey ; F Wobi ; R I Norman ; G Martin
Título original:
Developing Healthcare Team Observations for Patient Safety (HTOPS): senior medical students capture everyday clinical moments
Resumo:

CONTEXTO: A indústria da aviação utiliza um método de observação em tempo real para promover o feedback anônimo àqueles que atuam na linha de frente do trabalho e melhorar a segurança da prática profissional. Utilizando um método de aprendizagem experimental, este estudo-piloto procurou desenvolver uma ferramenta de aprendizagem em tempo real baseada na observação por estudantes de medicina de último ano, com potencial para ser utilizado de forma mais ampla na prática clínica. MÉTODOS: Utilizando métodos de pesquisa em ação participativa, coletamos dados sobre as observações de estudantes de medicina sobre a prática clínica em tempo real. Os dados das observações passaram por uma análise temática e foram compartilhados com um grupo de especialistas para estabelecer um referencial conceitual para o registro das observações. Uma amostra formada por estudantes (observadores) e profissionais clínicos da linha de frente do trabalho (observados) foi submetida a entrevistas individuais sobre as suas experiências. As entrevistas foram examinadas usando a análise temática. RESULTADOS: Ao todo, 37 estudantes de medicina identificaram 917 questões nas enfermarias, centros cirúrgicos e clínicas de um trust de hospitais de cuidado agudo. Essas questões foram agrupadas em três temas: influências humanas, ambiente de trabalho e sistemas. As abordagens da indústria da aviação foram adaptadas para desenvolver um aplicativo que permite registrar incidentes clínicos positivos e negativos em tempo real. Entrevistamos cinco estudantes e onze profissionais clínicos, que deram as suas opiniões sobre o valor de um processo que os ajudou a aprender e que tem o potencial de melhorar a qualidade da prática. Foram partilhadas preocupações sobre a forma como o processo observacional é gerido. CONCLUSÃO: O estudo desenvolveu um aplicativo (Healthcare Team Observations for Patient Safety, HTOPS) para registrar o bom e o mau comportamento clínico individual e em equipe na prática de atenção a pacientes agudos. O processo permitiu que estudantes de medicina aprendessem sobre a segurança do paciente. A ferramenta permite identificar a totalidade da prática de segurança do paciente e esclarecer os pontos fortes e fracos. O aplicativo HTOPS promove o envolvimento coletivo nas preocupações de segurança sem culpabilidade e foi bem recebido por todos os envolvidos. Nas próximas etapas, pretendemos refinar ainda mais o aplicativo para o uso em todas as áreas clínicas, a fim de captar níveis baixos de ruído.

Resumo Original:

BACKGROUND: Aviation has used a real-time observation method to advance anonymised feedback to the front-line and improve safe practice. Using an experiential learning method, this pilot study aimed to develop an observation-based real-time learning tool for final-year medical students with potential wider use in clinical practice. METHODS: Using participatory action research, we collected data on medical students' observations of real-time clinical practice. The observation data was analysed thematically and shared with a steering group of experts to agree a framework for recording observations. A sample of students (observers) and front-line clinical staff (observed) completed one-to-one interviews on their experiences. The interviews were analysed using thematic analysis. RESULTS: Thirty-seven medical students identified 917 issues in wards, theatres and clinics in an acute hospital trust. These issues were grouped into the themes of human influences, work environment and systems. Aviation approaches were adapted to develop an app capable of recording real-time positive and negative clinical incidents. Five students and eleven clinical staff were interviewed and shared their views on the value of a process that helped them learn and has the potential to advance the quality of practice. Concerns were shared about how the observational process is managed. CONCLUSION: The study developed an app (Healthcare Team Observations for Patient Safety-HTOPS), for recording good and poor clinical individual and team behaviour in acute-care practice. The process advanced medical student learning about patient safety. The tool can identify the totality of patient safety practice and illuminate strength and weakness. HTOPS offers the opportunity for collective ownership of safety concerns without blame and has been positively received by all stakeholders. The next steps will further refine the app for use in all clinical areas for capturing light noise.

Fonte:
Pilot Feasibility Studie ; 7(1): 164.; 2021. DOI: 10.1186/s40814-021-00891-3.