Os benefícios da tecnologia da informação em saúde: uma recente revisão da literatura mostra resultados predominantemente positivos

BLUMENTHAL, D. ; HOAGLIN, M. C. ; BURKE, M. F. ; BUNTIN, M. B.
Título original:
The Benefits Of Health Information Technology: A Review Of The Recent Literature Shows Predominantly Positive Results
Resumo:

O governo federal dos EUA está realizando um esforço inédito para fomentar a adoção de prontuários eletrônicos e a inovação no cuidado de saúde. Fizemos uma revisão da literatura recente sobre a tecnologia da informação em saúde para determinar seu efeito sobre os resultados, avaliando parâmetros como a qualidade, a eficiência e a satisfação dos prestadores de cuidado de saúde. Descobrimos que 92% dos artigos recentes sobre tecnologia da informação em saúde chegaram a conclusões positivas, em termos gerais. Também descobrimos que os benefícios da tecnologia estão começando a surgir em consultórios e organizações menores, assim como nas grandes organizações, que foram as primeiras a adotá-la. Entretanto, a insatisfação com os prontuários eletrônicos por parte de alguns prestadores de cuidado continua a ser um problema, dificultando a realização de todo o potencial da tecnologia da informação em saúde. Essas realidades ressaltam a necessidade de estudos que documentem de forma mais específica os aspectos mais difíceis da implementação da tecnologia da informação em saúde e que mostrem como essas dificuldades podem ser superadas.

Resumo Original:

An unprecedented federal effort is under way to boost the adoption of electronic health records and spur innovation in health care delivery. We reviewed the recent literature on health information technology to determine its effect on outcomes, including quality, efficiency, and provider satisfaction. We found that 92 percent of the recent articles on health information technology reached conclusions that were positive overall. We also found that the benefits of the technology are beginning to emerge in smaller practices and organizations, as well as in large organizations that were early adopters. However, dissatisfaction with electronic health records among some providers remains a problem and a barrier to achieving the potential of health information technology. These realities highlight the need for studies that document the challenging aspects of implementing health information technology more specifically and how these challenges might be addressed.

Fonte:
Health Affairs (Project Hope) ; 30(3): 464-471; 2011. DOI: 10.1377/hlthaff.2011.0178.