Os desafios da comunicação entre enfermeiros de terapia intensiva durante a passagem de casos: uma revisão sistemática e metassíntese qualitativa

Jung‐Won Ahn PhD, RN ; Hye‐Young Jang PhD, RN ; Youn‐Jung Son PhD, RN, ; CCAPN
Título original:
Critical care nurses' communication challenges during handovers: A systematic review and qualitative meta-synthesis
Resumo:

OBJETIVOS: Rever e sintetizar estudos qualitativos para obter uma compreensão mais aprofundada dos desafios encontrados nas passagens de casos de enfermagem em terapia intensiva entre diferentes departamentos ou turnos de trabalho. CONTEXTO: A passagem de casos de boa qualidade entre enfermeiros promove a segurança do paciente, enquanto a passagem de casos de má qualidade foi associada à ocorrência de erros no cuidado de saúde. Entretanto, há uma escassez de revisões sistemáticas de estudos qualitativos que permitam compreender melhor as experiências dos enfermeiros durante a passagem de casos em terapia intensiva. AVALIAÇÃO: Utilizamos métodos de revisão sistemática com metassíntese. Fizemos uma pesquisa abrangente em sete bases de dados. Dois revisores independentes fizeram a extração de dados e avaliaram dez estudos utilizando o Critical Appraisal Screening Program. Os resultados foram analisados e sintetizados usando a análise temática. Utilizamos o modelo transacional da comunicação para orientar a análise. PONTOS PRINCIPAIS: Incluímos um total de 10 estudos qualitativos, identificando sete grandes temas relacionados à passagem de casos: (a) expectativas em relação à perfeição, (b) necessidade de estabelecer parcerias, (c) comunicação unilateral, (d) obstáculos à obtenção de informações, (e) falta de informações pertinentes sobre os pacientes, (f) necessidade de uma passagem de casos estruturada e (g) interrupções/distrações. CONCLUSÕES: As passagens de casos devem ser consideradas como uma parte essencial do cuidado centrado no paciente, a fim de garantir a continuidade do cuidado. IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM: A má comunicação durante uma passagem de casos pode aumentar a carga ou o estresse do enfermeiro e afetar negativamente o cuidado prestado ao paciente. Por isso, é preciso oferecer treinamento sobre a comunicação explícita durante a passagem de casos.
 

Resumo Original:

AIMS: To review and synthesize qualitative studies to gain a deeper understanding of critical care nurses' inter-departmental and shift-to-shift handover challenges. BACKGROUND: Good-quality nurse-to-nurse handover promotes patient safety, while poor handover has been associated with medical errors. However, systematic reviews of qualitative approaches for better understanding the handover experiences of critical care nurses are lacking. EVALUATION: Systematic review methods incorporating meta-synthesis were used. A comprehensive search of seven databases was conducted. Two independent reviewers performed data extraction and evaluated ten studies using the Critical Appraisal Screening Program. Findings were analysed and synthesized using thematic analysis. The transactional model of communication was used to guide the analysis. KEY ISSUES: A total of 10 qualitative studies were included. Seven major handover themes were identified: (a) expectations of perfection, (b) need for partnership, (c) unilateral communication, (d) obstacles to information acquisition, (e) lack of pertinent patient information, (f) need for a structured handover and (g) interruptions/distractions. CONCLUSIONS: Handovers should be considered an essential part of patient-centred care for ensuring continuity of care. IMPLICATIONS FOR NURSING MANAGEMENT: Poor communication during a handover could increase the nurse's burden or stress and adversely affect patient care. Therefore, training should be provided on explicit handover communication.
 

Fonte:
Journal of Nursing Management ; 2021. DOI: doi.org/10.1111/jonm.13207.