Pedidos de indenização por parte de trabalhadores e envolvimento no local de trabalho como preditores da cultura de segurança do paciente

THORP, J. ; BAQAI, W. ; WITTERS, D. ; HARTER, J. ; AGRAWAL, S. ; KANITKAR, K. ; PAPPAS, J
Título original:
Workplace engagement and workers' compensation claims as predictors for patient safety culture
Resumo:

Objetivo: Demonstrar a relação entre o envolvimento dos trabalhadores e a segurança no local de trabalho como preditores da cultura de segurança do paciente.

Introdução: A segurança do paciente é um problema no sistema de saúde dos EUA. Além disso, o setor da saúde tem uma das mais altas taxas de lesões não fatais no local de trabalho. Para aumentar a segurança de trabalhadores e pacientes, é fundamental compreendermos os tipos de lesões sofridas por profissionais de saúde, o tipo de ambiente de segurança no qual trabalham e a forma como o envolvimento dos trabalhadores afeta a segurança do paciente.

Métodos: Aplicamos o inquérito Gallup Q12 e um subconjunto de perguntas aprovado, abreviado e validado do Hospital Survey on Patient Safety Culture (Inquérito Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente) aos funcionários de um grande centro médico acadêmico terciário nos anos de 2007 e 2009. Depois de fazer o controle de variáveis demográficas, os pesquisadores realizaram uma análise de regressão linear longitudinal e hierárquica para estudar as contribuições específicas dos seguintes fatores como preditores da cultura de segurança do paciente: o envolvimento dos trabalhadores, as mudanças nesse envolvimento e a segurança dos trabalhadores.

Resultados: As equipes com um maior envolvimento na linha de base, mais mudanças positivas no envolvimento, menos pedidos de indenização por parte dos trabalhadores e menos funcionários em meio-período nos anos anteriores apresentaram uma melhor cultura de segurança do paciente em 2009. O envolvimento na linha de base e as mudanças no envolvimento foram os mais fortes preditores independentes da cultura de segurança do paciente em 2009. O envolvimento e os pedidos de indenização foram preditores adicionais e complementares e foram independentes de outras variáveis da análise, como a composição demográfica das equipes multiprofissionais envolvidas no estudo.

Conclusões: O envolvimento dos trabalhadores e um menor número de pedidos de indenização atuam de forma sinérgica para melhorar a cultura de segurança do paciente. As organizações podem melhorar o envolvimento e implementar políticas, procedimentos e dispositivos de segurança para os trabalhadores, cujo efeito último será melhorar a cultura de segurança do paciente.

Resumo Original:

Objective: Demonstrate the relationship between employee engagement and workplace safety for predicting patient safety culture.

Introduction: Patient safety is an issue for the U.S. health-care system, and health care has some of the highest rates of nonfatal workplace injuries. Understanding the types of injuries sustained by health-care employees, the type of safety environment employees of health-care organizations work in, and how employee engagement affects patient safety is vital to improving the safety of both employees and patients.Methods: The Gallup Q12 survey and an approved, abbreviated, and validated subset of questions from the Hospital Survey on Patient Safety Culture were administered to staff at a large tertiary academic medical center in 2007 and 2009. After controlling for demographic variables, researchers conducted a longitudinal, hierarchical linear regression analysis to study the unique contributions of employee engagement, changes in employee engagement, and employee safety in predicting patient safety culture.

Results: Teams with higher baseline engagement, more positive change in engagement, fewer workers' compensation claims, and fewer part-time associates in previous years had stronger patient safety cultures in 2009. Baseline engagement and change in engagement were the strongest independent predictors of patient safety culture in 2009. Engagement and compensation claims were additive and complimentary predictors, independent of other variables in the analysis, including the demographic composition of the workgroups in the study.

Conclusions: A synergistic effect exists between employee engagement and decreased levels of workers' compensation claims for improving patient safety culture. Organizations can improve engagement and implement safety policies, procedures, and devices for employees with an ultimate effect of improving patient safety culture.

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 8(4): 194-201; 2012. DOI: 10.1097/PTS.0b013e3182699942.
DECS:
Saúde do trabalhador, segurança do paciente, indenização aos trabalhadores