Percepções e preferências do público em relação à notificação de pacientes após uma injeção insegura

SCHNEIDER, A. K. ; BRINSLEY-RAINISCH, K. J. ; SCHAEFER, M. K. ; CAMILLI, T. ; PERZ, J. F. ; COCHRAN, R. L.
Título original:
Public Perceptions and Preferences for Patient Notification After an Unsafe Injection
Resumo:

Contexto: As práticas inseguras de injeção em ambientes de saúde frequentemente resultam na notificação de pacientes potencialmente afetados, com o objetivo de revelar a ocorrência do erro e recomendar a realização de exames para detecção de patógenos de transmissão sanguínea. Poucos estudos avaliaram as percepções e preferências do público em relação à notificação de pacientes.

Métodos: Seis grupos focais, formados por habitantes de Atlanta, GA, e Nova York, NY, foram conduzidos durante o outono de 2009. As perguntas estiveram relacionadas às preferências sobre a obtenção de informações de saúde, ao conhecimento sobre práticas seguras de injeção e às preferências e respostas à carta de notificação enviada aos pacientes. Realizamos uma análise baseada em métodos mistos para avaliar os temas qualitativos e as estatísticas descritivas.

Resultados: No total, 53 pessoas participaram do estudo. Somente 2 já haviam ouvido o termo "práticas seguras de injeção". Após a identificação de práticas inseguras de injeção, os participantes preferiram ser notificados por telefone, pelo correio, por e-mail ou pessoalmente pela instituição onde ocorreu o incidente. Mais de 25 tipos diferentes de informação foram citados como elementos a serem incluídos numa carta de notificação ao paciente, entre eles: ações corretivas por parte da instituição, procedimentos a serem seguidos pelo paciente, garantias em relação à cobertura por um seguro de saúde e explicações sobre como ocorreu o incidente e suas razões. Os participantes preferiram que o tom da carta fosse empático. Quase todos afirmaram ser "muito provável" que fizessem os exames caso fossem notificados.

Conclusões: As instituições e serviços de saúde devem se esforçar para garantir que o processo de notificação seja realizado de forma rápida, orientando claramente os pacientes afetados quanto aos procedimentos a seguir. As cartas de notificação não podem seguir um modelo único padronizado, e algumas das preferências expressas pelos pacientes talvez não sejam viáveis em todas as situações. Os esforços de prevenção devem ser complementados pela pesquisa sobre como melhorar a comunicação efetiva com os pacientes nos casos em que as práticas inseguras de injeção exijam sua notificação.

Resumo Original:

Background: Unsafe injection practices in health-care settings often result in notification of potentially affected patients, to disclose the error and recommend blood-borne pathogens testing. Few studies have assessed public perceptions and preferences for patient notification.

Methods: Six focus groups were conducted during Fall 2009, with residents of Atlanta, GA, and New York City, NY. Questions focused on preferences for receiving health information, knowledge of safe injection practices, and responses to and preferences for a patient notification letter. A mixed-method analysis was performed for qualitative themes and descriptive statistics.

Results: A total of 53 individuals participated; only 2 had ever heard of the term safe injection practices. After identification of unsafe injection practices, participants preferred to be notified via telephone, letter/mailing, email, or face-to-face from the facility where the incident occurred. More than 25 different types of information were mentioned as elements to be placed in a patient notification letter including: corrective actions by the facility, course of action for the patient, assurance of medical coverage, and how it happened/reason for the incident. Participants preferred that the tone of the letter be empathetic; nearly all indicated it was "very likely" that they would seek testing if notified.

Conclusions: Facilities and health departments should strive to assure the notification process is conducted swiftly, clearly guiding affected patients to the necessary course of action. Notification letters are not "one size fits all," and some preferences expressed by patients may not be feasible in all situations. Prevention efforts should be complemented by research on improving effective patient communications when unsafe injection practices necessitate patient notification.

Fonte:
Journal of Patient Safety ; 9(1): 8-12; 2013. DOI: 10.1097/PTS.0b013e318269992d.