Perigos para a segurança durante o transporte intra-hospitalar: um estudo observacional prospectivo

BERGMAN, L. M. ; PETTERSSON, M. E. ; CHABOYER, W. P. ; CARLSTROM, E. D. ; RINGDAL, M. L.
Título original:
Safety Hazards During Intrahospital Transport: A Prospective Observational Study
Resumo:

Objetivo: Identificar, classificar e descrever perigos para a segurança durante o processo de transporte intra-hospitalar de pacientes criticamente doentes.

Desenho: Estudo observacional prospectivo. Os dados das observações participantes do processo de transporte intra-hospitalar foram coletados ao longo de um período de 3 meses.

Ambiente: O estudo foi realizado em duas UTIs de um hospital universitário.

Pacientes: Pacientes criticamente doentes transportados dentro do hospital por enfermeiros de terapia intensiva, auxiliares de enfermagem e médicos.

Intervenções: Nenhuma.

Medidas e resultados principais: Realizamos uma análise de conteúdo utilizando abordagens dedutivas e indutivas. Detectamos um total de 365 perigos para a segurança (mediana=7, intervalo interquartil=4-10) durante 51 transportes intra-hospitalares de pacientes criticamente doentes, dos quais 80% estavam em ventilação mecânica. A avaliação considerou que a maior parte dos perigos para a segurança detectados aumentou o risco de danos, comprometendo a segurança do paciente (n=204). Usando a Iniciativa de Engenharia de Sistemas para Segurança do Paciente (System Engineering Initiative for Patient Safety), identificamos perigos para a segurança relacionados ao sistema de trabalho, da seguinte forma: equipe (n=61), tarefas (n=83), ferramentas e tecnologias (n=124), ambiente (n=48) e organização (n=49). A análise indutiva forneceu uma descrição aprofundada dos perigos para a segurança, fatores contribuintes e resultados relacionados aos processos.

Conclusões: Os resultados sugerem que o transporte intra-hospitalar é um processo perigoso para pacientes criticamente doentes. Identificamos vários fatores que podem contribuir para a ocorrência de eventos adversos relacionados ao transporte, o que servirá como uma oportunidade para redesenhar os sistemas a fim de melhorar a segurança do paciente.

Resumo Original:

Objective: To identify, classify, and describe safety hazards during the process of intrahospital transport of critically ill patients.

Design: A prospective observational study. Data from participant observations of the intrahospital transport process were collected over a period of 3 months.

Setting: The study was undertaken at two ICUs in one university hospital.

Patients: Critically ill patients transported within the hospital by critical care nurses, unlicensed nurses, and physicians.

Interventions: None.

Measurements and main results: Content analysis was performed using deductive and inductive approaches. We detected a total of 365 safety hazards (median, 7; interquartile range, 4-10) during 51 intrahospital transports of critically ill patients, 80% of whom were mechanically ventilated. The majority of detected safety hazards were assessed as increasing the risk of harm, compromising patient safety (n = 204). Using the System Engineering Initiative for Patient Safety, we identified safety hazards related to the work system, as follows: team (n = 61), tasks (n = 83), tools and technologies (n = 124), environment (n = 48), and organization (n = 49). Inductive analysis provided an in-depth description of those safety hazards, contributing factors, and process-related outcomes.

Conclusions: Findings suggest that intrahospital transport is a hazardous process for critically ill patients. We have identified several factors that may contribute to transport-related adverse events, which will provide the opportunity for the redesign of systems to enhance patient safety.

Fonte:
Critical Care Medicine ; 45(10): e1043-e1049; 2017. DOI: 10.1097/CCM.0000000000002653.